Aumenta demanda de residências em relação a sistemas de aproveitamento de água de chuva

27/04/2015 - Aumenta demanda de residências em relação a sistemas de aproveitamento de água de chuva
 
aquastock2.jpgNão é novidade o baixo nível de água nas represas do Estado de São Paulo e de outras regiões do país. Para algumas pessoas, evitar o desperdício desse recurso cada vez mais escasso é uma atitude que veio para ficar. Diante desse cenário, além de colocar em práticas simples hábitos para evitar o desperdício, muitos brasileiros foram em busca de sistemas de aproveitamento de água de chuva, principalmente para residências, além de condomínios, indústrias e comércio. Segundo Marcos Barros, diretor da AquaStock (www.aquastock.com.br), empresa que oferece  tecnologias para o aproveitamento de chuva, a demanda por sistemas de aproveitamento de água de chuva para residências teve um aumento de 50%  nos últimos cinco meses, na comparação com o mesmo período de 2014. Até o final de 2015, a empresa acredita  que a procura continuará crescendo em até 100% , visto que a falta de água das concessionárias deve se agravar com o período do inverno, e  o aproveitamento das chuvas trará alívio no início na próxima estação Primavera-Verão, relata Marcos Barros.
No bairro de Pinheiros, capital Paulista, em uma casa, que possui 300 metros quadrados, foi instalado há seis meses, um sistema de aproveitamento de água de chuva da Aquastock. Segundo o morador a ideia surgiu mesmo por respeito à natureza com objetivo de economizar água e diminuir a dependência da rede pública. Nos meses de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, a economia mensal de água chegou a 20%. “A água armazenada foi mais do que suficiente para molhar irrigar as plantas do jardim, lavar o piso e na descarga” comenta o morador.
Em Carapicuíba, no bairro Granja Vianna, Região Metropolitana de São Paulo, também foi instado há um ano, um sistema de aproveitamento de água de chuva que chegou a ficar com mais de 5 mil litros de água da chuva. Segundo o morador, nos últimos quatro meses, a piscina da casa, a lavagem de pisos e vaso sanitário não utilizaram água potável, somente água de chuva filtrada pelo sistema da Aquastock. “Acho que temos que aproveitar toda a água que cai da chuva, visto que água doce no mundo se tornará cada vez mais escassa”.
Há um ano, uma residência localizada na Zona Oeste da capital Paulista, recebeu a instalação de um sistema para o aproveitamento de água de chuva. Segundo a proprietária, diminuir a dependência em relação ao uso de água potável para algumas atividades no dia a dia, sempre foi uma de suas preocupações, pois, preservar um recurso natural que vem se tornando cada vez mais escasso é uma das formas de evitar a falta desse bem para as futuras gerações. No início de 2014, mesmo com uma quantidade menor de chuva, a água captada pelo sistema de aproveitamento de água de chuva instalado pela empresa Aquastock foi capaz de gerar mais de 30% de economia na conta de água. “Utilizamos água da chuva para vasos sanitários, máquina de lavar roupa e torneiras do jardim. “ Hoje a cisterna e a caixa de água têm capacidade para armazenar cerca de 3 mil litros, o que ajuda a amenizar a dependência de água da minha residência em relação à água potável oferecida pela rede pública”, destacou o morador. Com o baixo nível de água das represas do Estado de São Paulo, as chuvas que caíram com mais intensidade nos últimos dois meses, ajudou no armazenamento de água para várias atividades do dia a dia, assim como na limpeza dos vasos sanitários e até mesmo na hora de molhar as plantas, e com isso evitou o uso e  desperdício de água potável que pode ser usada em outras atividades.
O sistema – Aproveitamento de Água de Chuva da Aquastock - O principal componente do sistema para o aproveitamento de água de chuva é o Filtro, disponível no mercado em três tamanhos. Geralmente, é instalado entre a tubulação de água de chuva e a cisterna (reservatório inferior).  O filtro elimina as sujeiras grosseiras automaticamente, evitando o acumulo de matéria orgânica na cisterna. Para garantir a qualidade da água e eficiência do sistema ao longo dos anos, recomenda-se o uso de todos os demais componentes Freio, Filtro Flutuante e Multisifão.Segundo Marcos Barros, hoje o sistema  WISY utiliza um princípio de filtragem de tensão superficial que garante alta eficiência ao separar a água da chuva de impurezas como folhas, galhos, insetos entre outros, com mínima perda de água.
Segundo Marcos Barros, diretor da AquaStock, o sistema aproveita cerca de 85% da água da chuva e elimina automaticamente todas partículas superiores a 0,28mm. “A água filtrada pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar pisos, usar na descarga do vaso sanitário, lavar roupas, carros, objetos, manutenção de piscinas, e pode ser ainda, utilizada em alguns processos industriais ou em sistemas de ar condicionado, e com isso evitar o uso de água potável para esses fins. O sistema pode ser instalado em casas, condomínios e indústrias.
Os Sistema WISY consistem basicamente em 4 etapas ou peças.
A primeira etapa ou peça  é antes da cisterna
1- O Filtro Vortex faz uma a limpeza da água antes de reservá-la.
As outras três etapas ou peças, ocorrem dentro da cisterna:
2- A peça Freio serve para que a água entre na cisterna pelo fundo, lentamente, sem causar turbilhonamento.
3- O Filtro Flutuante, retira a água dentro da cisterna para uso, sempre próxima à superfície, onde ela tem melhor qualidade, está mais oxigenada.
4- A Multisifão tem a função do “ladrão” da cisterna, ou seja, quando a cisterna estiver cheia, extravasa, sem deixar que a água retorne ou entre bichos e insetos, e ainda, tem a função de limpar a superfície da água garantindo sua qualidade durante o armazenamento.
5. Funcionamento - A água da chuva que cai no telhado, é coletada pelas calhas, segue pela tubulação para chegar até o Filtro WISY Vortex que limpa a água com grande eficiência, separando a água de chuva de impurezas como folhas, galhos, insetos e musgo, com mínima perda de água e exigência baixíssima manutenção. Depois da filtragem, a água vai para o reservatório (cisterna), onde é armazenada. Na sequência, essa água é distribuída para os pontos de consumo ou enviada para uma caixa d’agua superior que através da gravidade abastece o local .
Os produtos para a instalação de sistemas para o reaproveitamento da água de chuva podem ser encontrados em vários estados brasileiros. Para localizar um ponto de venda e equipe técnica entre em contato pelos telefones (11) 3815-4814 e 3831-3011. Além da comercialização destes produtos, a AquaStock oferece apoio técnico qualificado no escritório de São Paulo e treinamento para profissionais atuantes no ramo da construção civil ou interessados no geral.
 
Sobre a Aquastock - A Aquastock é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de águas de chuva. Desde 2003, fornece e instala equipamentos para sistemas de aproveitamento de águas de chuva e colabora com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor, inclusive com a participação na elaboração da norma brasileira de Aproveitamento de Água de Chuvas de Telhados para Fins Não Potáveis (NBR 15527:2007). A empresa representa no Brasil a empresa WISY AG, que começou a produzir filtros de água da chuva em 1989, acabando com os sistemas improvisados e ineficientes comuns na época. Graças ao princípio original de filtragem e sucesso no desenvolvimento sistemático de sua gama de produtos, a WISY cresceu muito rapidamente para se tornar a líder na fabricação de sistemas de alta qualidade para a coleta de água da chuva. A WISY está firmemente estabelecida como um fornecedor global com parceiros em mais de 40 países.

Foto: divulgação
AKS Press

Site Login