Pela primeira vez, Sistema Rio Grande vai abastecer a cidade de São Paulo

13/04/2015 - Pela primeira vez, Sistema Rio Grande vai abastecer a cidade de São Paulo
 
sabesp_rio_grande2.jpgObra da Sabesp permite que esse sistema, que atendia o ABC, passe a fornecer água também para a zona sul da capital
A Sabesp acaba de entregar mais uma obra para reduzir o uso do Sistema  Cantareira.  A  companhia  colocou  em  operação uma nova adutora (tubulação  de  grande porte) que permitirá, pela primeira vez, levar água do Sistema Rio Grande para abastecer a capital paulista.
Desde que foi criado, em 1958, o Rio Grande abasteceu os moradores do ABC. Até  2013,  servia  São  Bernardo do Campo, Diadema e uma pequena parte de Santo  André.  No  ano  passado,  a  Sabesp  já  havia concluído obras que permitiram  levar  água  desse  sistema  para mais bairros de Santo André. Agora, com a entrega da nova adutora, vai atender a zona sul de São Paulo.
Essa  adutora  liga  o  Parque  Real, em Diadema, à região de Pedreira, na capital.  Levará  água  do  Rio  Grande  para  bairros  como Balneário São Francisco,  Cidade  Júlia,  Eldorado, Jardim Apurá, Jardim Guacuri, Jardim Rubilene, Jardim Selma e Pedreira. O investimento foi de R$ 7,6 milhões. A adutora tem 2,1 km de extensão e foi implantada com mão-de-obra própria da companhia.
Com  mais  essa  obra,  a  Sabesp  vai  reduzir ainda mais a utilização do Sistema   Cantareira.   E  isso  ocorrerá  graças  a  uma  das  principais estratégias  da  companhia diante da pior seca da história de São Paulo: a interligação de sistemas. A água do Sistema Rio Grande passará a abastecer cerca  de  250  mil pessoas na região dos bairros citados, que deixarão de ser  atendidos  pelo Guarapiranga, gerando uma “sobra” neste sistema. Essa “sobra”,  por  sua vez, irá para diversos bairros que hoje recebem água do Cantareira.
O  avanço  da  água  do  Guarapiranga poderá ocorrer em diversos pontos da Grande  São  Paulo.  No  sistema  da  Sabesp, existem diversos bairros com abastecimento  “flex”,  que  podem  ser  atendidos  pelo Cantareira e pelo Guarapiranga.  De  acordo  com  a demanda, em alguns horários do dia essas regiões  são abastecidas por um ou por outro. Agora, com a “sobra” de água que será gerada pelo avanço do Sistema Rio Grande, os bairros “flex” terão preferencialmente   água   do   Guarapiranga.   Entre  esses  bairros  com flexibilidade estão o Ipiranga, na zona sul da capital, Pinheiros, na zona oeste, e parte da cidade de Osasco.
 
A importância do Sistema Rio Grande
O  Sistema  Rio Grande ganhou importância ao longo de 2014 diante da crise hídrica.  Mesmo  com a seca, esse reservatório registrou boa quantidade de chuva. A adoção do bônus na conta também fez com que o fornecimento para o ABC  diminuísse,  já  que  o  consumo caiu. Com a água excedente, a Sabesp executou  ainda  em  2014  obras  para que o sistema passasse a chegar até Santo André.
Associado  a  isso, a companhia aumentou a produção de água potável no Rio Grande.  No  final  do ano passado, a capacidade subiu de 5.000 para 5.500 litros  de  água  potável  por  segundo.  A  Sabesp instalou na estação de tratamento equipamentos de ponta, chamados membranas ultrafiltrantes. Essa combinação de fatores permitiu que, agora, o Sistema Rio Grande passasse a abastecer a capital pela primeira vez.
O  Rio Grande terá ainda maior importância neste ano de 2015. Seu nível de armazenamento  de  água  chegou  a  mais  de  97%  no final de março. Para aproveitar  esse  estoque  de  água,  a Sabesp inicia neste mês a obra que permitirá o bombeamento desse reservatório para o Sistema Alto Tietê. Essa medida  é  essencial para garantir o abastecimento da população no período de  estiagem,  que  vai até o fim de setembro. O Alto Tietê tem capacidade muito maior de tratamento, de 15 mil litros por segundo, mas suas represas estão  com  nível  mais  baixo.  Com  o  bombeamento,  a  Sabesp  levará a matéria-prima  (água disponível na represa do Rio Grande) até o local onde existe maquinário para fazer o tratamento (Sistema Alto Tietê).
 
Assessoria de comunicação da Sabesp

Site Login