Centro Empresarial Itatiba instala sistema de drenagem inovador
20/01/2015 - Centro Empresarial Itatiba instala sistema de drenagem inovador
Condomínio industrial, localizado no interior de São Paulo, está construindo três reservatórios para reter a água proveniente das chuvas e devolvê-la aos rios e córregos da região
A TIGRE-ADS, fabricante de tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) destinados a obras de infraestrutura, fechou um contrato com o BBP - Brazilian Business Park, construtora de condomínios industriais, para fornecer um sistema inovador de drenagem pluvial no Centro Empresarial Itatiba. O empreendimento é um importante projeto do BBP, com mais de um milhão de metros quadrados de área total, localizado na beira da Rodovia Dom Pedro I, km 102 Norte, interior de São Paulo.
Está prevista inicialmente a construção de três reservatórios subterrâneos de retenção de água de chuva. A função do sistema é reter a água e devolvê-la de forma lenta e gradual às galerias de águas pluviais locais, onde também abriga o rio Laranjinha, evitando alagamentos no pátio do condomínio. Até o momento, foi instalado um dos reservatórios, composto por 402 metros de tubos corrugados de 1500 mm de diâmetro. A previsão da finalização dos outros dois é até o final de 2015, somando a capacidade total de retenção de 4,5 mil m³ de água.
Segundo Frederico Augusto Prado Muzzi, engenheiro responsável por novos projetos do Brazilian Business Park, “a empresa é pioneira em empreendimentos de alto padrão na área corporativa e de condomínios industriais e sempre procura agregar tecnologia de ponta e de baixa manutenção com vida útil agregados, resultando em qualidade na cadeia produtiva e operacional dos empreendimentos”.
Os principais benefícios desse sistema são a alta rigidez estrutural, que é capaz de suportar cargas externas; a vedação com eficiência de 100%; e a facilidade na instalação, os quais permitem menor esforço da equipe e menos tempo de uso de máquinas e equipamentos de montagem, diminuindo em até 50% o prazo para a instalação em comparação a outras tecnologias.
A linha N-12 WT (Water Tight) da TIGRE-ADS utilizada no Centro Empresarial Itatiba é composta por tubos com parede dupla, corrugada na parte exterior e lisa na parte interior. Seu sistema de união “ponta e bolsa” é feito por um encaixe, garantindo praticidade na hora da instalação e estanqueidade do sistema.
“A grande vantagem desse sistema é a facilidade e agilidade na montagem das redes de drenagem, o que contribui para a segurança dos colaboradores envolvidos na atividade. Permite também declividade mínima em razão dos tubos terem paredes internas de baixa rugosidade, facilitando o escoamento e diminuindo a profundidade das valas para assentamento das redes”, completa Muzzi.
“Nosso sistema de drenagem pluvial tem sido muito bem aceito no mercado por ser inovador. Estamos presentes em projetos em vários estados brasileiros e tem sido a principal oferta da companhia”, afirma José Antonio Cattani Xavier, gerente-geral da TIGRE-ADS. A empresa está presente, por exemplo, na ampliação do Aeroporto Internacional Viracopos, em Campinas, onde instalou tubos de drenagem nas pistas de taxiamento e nos pátios de aeronaves.
SOBRE A TIGRE-ADS - A TIGRE-ADS é uma joint venture criada em 2009 pela brasileira Tigre e pela americana ADS (Advanced Drainage Systems Inc.) para atuar na produção de tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD). Atende os mercados de infraestrutura, mineração e irrigação, com tubos e conexões para saneamento, aterros sanitários, drenagem, detenção e retenção, drenagem esportiva e infiltração. Possui fábricas em Santiago e Antofagasta (Chile) e em Rio Claro (SP) e Marechal Deodoro (AL), no Brasil.
Foto: divulgação
CDN – Comunicação Corporativa