Professor Marcos Von Sperling realiza curso sobre lodos ativados em São Paulo

19/01/2015 - Professor Marcos Von Sperling realiza curso sobre lodos ativados em São Paulo
 
saneamento_trat_agua.jpgCurso apresenta conteúdo sobre MBR e MBBR e os fundamentos do processo de lodos ativados
Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, acontece o curso “Lodos Ativados, MBR e MBBR - Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais”, com aulas do professor Marcos Von Sperling. Promovido pelo portal Tratamento de Água, o curso será realizado na Abimaq, das 8 às 18 horas, em São Paulo.
Concebido em 1914, na Inglaterra, o processo de Lodos Ativados consiste no tratamento biológico aeróbio de efluentes. Desde então, esta técnica tem sido utilizada no tratamento de águas residuárias domésticas e industriais em todo o mundo e conta com versões modernas, como o MBR (Membrane Bio Reactor) e o MBBR (Moved Bed Biofilm Reactor).
Nos dois primeiros dias de curso, o professor Von Sperling apresentará e discutirá os fundamentos desta técnica, com foco no projeto e na operação. O objetivo é apresentar itens fundamentais para que o projetista ou operador tenha condições de exercer sua prática em alto nível. Marcos Von Sperling é doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres e professor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais.
De nível intermediário, o conteúdo destes dias terá as principais configurações e fluxogramas do processo de lodos ativados; os princípios da remoção da matéria orgânica, por meio de uma visão integrada entre os conceitos de idade do lodo; relação alimento/microrganismo; produção e descarte do lodo, e recirculação do lodo e requisitos de oxigênio.
Além destes temas, serão discutidas as formas de fornecimento de oxigênio à biomassa, cobrindo os sistemas de aeração mecânica superficial e por ar difuso. O decantador secundário, unidade de extrema importância no funcionamento do processo de lodos ativados, será abordado segundo os conceitos das taxas de aplicação hidráulica e de sólidos. Os princípios da remoção biológica de nitrogênio e fósforo também serão apresentados.
No terceiro e último dia, serão abordados o MBR (Membrane Bio Reactor), processo que utiliza membranas de micro e ultrafiltração, e o MBBR (Moved Bed Biofilm Reactor), sistema que faz uso de “mídias” especiais para a fixação de colônias de microrganismo. As aulas sobre estes processos serão realizadas por Luiz Fernando Bezerra, engenheiro químico e mestre em MBR pela Universidade Estadual Paulista, e Rubens Francisco Jr., farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e experiência internacional de 39 anos na área.
Para se inscrever no curso “Lodos Ativados, MBR e MBBR - Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais” é só acessar o site do Portal Tratamento de Água, que também disponibiliza o programa das aulas.
 
“Lodos Ativados, MBR e MBBR - Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais”
Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)
Endereço: Avenida Jabaquara, 2925 – Mirandópolis - São Paulo – SP
Data: 05 a 07 de fevereiro de 2015
Horário: 8h às 18h
www.tratamentodeagua.com.br
 
Foto: Tanques de aeração (primeiro plano) e decantadores secundários (ao fundo)
Divulgação
Way Comunicações

Site Login