itorial Eng 614.jpgPALAVRA DO PRESIDENTE

A retomada do desenvolvimento

A engenharia na conquista do território nacional, via ferrovias, na logística do transporte de carga pesada no campo do agronegócio sustentável, agricultura, pecuária, bem como no campo da mineração

Por definição, o agronegócio engloba a agricultura que passou a ser vista como um amplo e complexo sistema, que inclui não apenas as atividades desenvolvidas dentro da propriedade rural como também, e principalmente, as atividades de distribuição de suprimentos agrícolas (insumos), de armazenamento, de processamento e distribuição dos produtos agrícolas.
A economia brasileira até meados do século 20 foi caracterizada pela formação de ciclos de exploração de produtos agrícolas voltados para exportação, principalmente, a cana-de-açúcar e o café, e no caso da Amazônia, a borracha.

Com o passar dos anos, o agronegócio começou a ter um papel importante na consolidação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Alguns fatores históricos contribuíram para o crescimento do agronegócio no país, entre eles destacam-se o processo de industrialização da economia brasileira, a transformação da produção rural em processos industrializados e a expansão da fronteira agrícola. A industrialização causou mudanças estruturais na economia e seus reflexos na agricultura ficaram conhecidos como a “modernização da agricultura”. Com isso, as indústrias de base agrícola foram fortalecidas e a agricultura deixou de ser um setor econômico distinto, passando a integrar a dinâmica da produção industrial, no que ficou conhecido como agronegócio.
O processo industrial trouxe a tecnologia que se faz presente desde a produção dos insumos necessários à produção rural, como por exemplo, o processo de mecanização do preparo de áreas de colheitas, a produção de mudas e sementes, a produção de adubos químicos e defensivos, entre outros. Além disso, a tecnologia tornou possível transformar alimentos cultivados em um processo de produção rural em produtos diferenciados a partir da transformação industrial, como é o caso do café. Antigamente, ele era vendido em grão, para em seguida, ser processado e utilizado em cafeteiras. Hoje, ele é vendido também em cápsulas o que o torna um produto sofisticado e acaba elevando o preço da mercadoria.
Nos últimos 20 anos, a área plantada brasileira cresceu 39%, enquanto a produtividade, por sua vez, cresceu 141%. Saímos da condição de importador de alimentos e estamos caminhando para ser um dos maiores exportadores mundiais.
Uma mudança importante que aconteceu no agronegócio foi a forma de se fazer e de se perceber a agricultura. Em outros tempos, as atividades agrícolas poderiam ser feitas por qualquer pessoa. Hoje em dia, é necessário preparo para planejar e executar uma lavoura ou um ciclo pecuário, pois há uma infinidade de decisões que precisam ser tomadas para que os produtos cultivados alcancem a qualidade desejada.
Em dezembro de 2015, as exportações do agronegócio cresceram 1,4%, na comparação com o mesmo mês de 2014, saltando de US$ 6,76 bilhões para US$ 6,85 bilhões. Esses dados foram fornecidos pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio e indicam que os embarques de produtos agropecuários brasileiros deverão crescer em 2016. Um fator que merece ser destacado são as recentes conquistas de novos mercados para a carne bovina que puxaram a alta das exportações em valores. Em 2015, o Brasil negociou o embarque do produto para grandes países consumidores, como China, Arábia Saudita, Estados Unidos e Rússia.
Os principais setores exportadores do agronegócio no mês de dezembro de 2015 foram: carnes, com (18,1%) de participação; cereais, farinhas e preparações (16,8%); complexo sucroalcooleiro (14%); produtos florestais (13,5%); e complexo soja (11,4%).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do agronegócio cresceu 1,8%, no ano passado em relação a 2014. Para um ano de dificuldade econômica como o de 2015, o percentual de 1,8%, é comemorado pelo setor que teve um ano positivo, mesmo com todas as adversidades enfrentadas nos cenários nacional e internacional. O país conseguiu a abertura de novos mercados, aumentar a safra, as condições climáticas foram favoráveis e conseguiu produzir produtos de alta qualidade.
A engenharia é o fator fundamental para o aprimoramento do agronegócio e para que ele se expanda cada vez mais, precisamos voltar a nossa atenção para a logística de transporte dos produtos agrícolas que precisa de investimentos e melhorias nos sistemas rodoviários, ferroviários e de portos.

Site Login