br_01

alt

capinha_220.jpgBRASIL ENGENHARIA CAPA - ESPECIAL METRÔ

Os 45 anos de operação do Metrô de São Paulo

A rede metroviária em atividade operacional na cidade é composta por seis linhas, com 101,4 quilômetros de extensão e 89 estações, por onde circulam diariamente mais de 5 milhões de usuários, algo sem paralelo no planeta. Além disso, a malha metroviária mantém uma robusta integração com a CPTM e com os demais modais de transporte da região metropolitana. A porção estatal do Metrô, no entanto, responde atualmente pela operação de três linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e do monotrilho da Linha 15-Prata, utilizadas diariamente por 4 milhões de passageiros. A Linha 4-Amarela é operada pela concessionária Via Quatro e a Linha 5-Lilás opera em regime de concessão pela Via Mobilidade. Do ponto de vista da tecnologia, o Metrô sempre esteve voltado para a inovação. Tanto é assim, que a Cia., ainda nos primórdios já se entregava com afinco à criação de novos produtos e fornecedores.

linha_frente_001.jpgBRASIL ENGENHARIA | LINHA DE FRENTE

“O Metrô tem função essencial no dia a dia da nossa metrópole”

Jean Carlos Pejo - Secretário geral da Associação Latino-americana de Ferrovias no Brasil (ALAF)

Na visão do engenheiro Jean Pejo a presença do Metrô de São Paulo na vida da capital paulista e seu entorno é não só extremamente positiva como fundamental. Ele ressalta que o modal metroviário transporta 4 milhões de passageiros por dia, com tendência a superar essa marca assim que seja concluída a expansão da Linha 2-Verde, e seja retomada a Linha 6-Laranja. “Enfim podemos dizer que temos um sistema integrado, mas é pouco ainda para a dimensão da capital paulista, ainda que – via integrações – praticamente se consiga chegar às várias regiões da cidade”. Com relação ao transporte metropolitano Pejo acha que não há dúvidas de que a expansão do Metrô está
atendendo uma enorme demanda reprimida.

entrevista_001.jpgBRASIL ENGENHARIA | ENTREVISTA

“O sistema que há 45 anos mudou o transporte público em São Paulo”

Silvani Alves Pereira - Diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

O Metrô foi o sistema que mudou o transporte público em São Paulo a partir de sua fundação como empresa no final dos anos 1960. Segundo sua diretoria a Companhia segue o firme propósito de ampliar suas linhas metroviárias no atendimento à rede metropolitana, perseguindo a “mobilidade urbana sustentável” no que diz respeito ao meio de transporte de alta capacidade utilizando energia limpa, em que o cidadão pode usufruir do equipamento com qualidade, conforto e segurança. Além disso, o sistema atua como infraestrutura propiciando integração entre os demais modos de transporte, agregando terminais de ônibus municipais e intermunicipais, trens, ciclovias, bicicletários, entre outros.

Site Login