Abertura do 25º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2014

30/07/2014 - Abertura do 25º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2014
 
A solenidade de abertura do 25º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2014 foi realizada na noite de 29 de julho, com a presença de vários expoentes do setor de saneamento ambiental, gestores da esfera pública, de expositores e de associados da AESabesp, cuja maioria integra o corpo técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), qualificada entre as 5 maiores empresas de saneamento em caráter mundial.
A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo histórico alusivo aos 25 anos da realização, desde o do 1º Encontro Técnico e Fenasan e a entonação do Hino Nacional, interpretado pela engenheira da Sabesp e cantora lírica, Myriam Moreira.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário adjunto da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Márcio Rea; pelo diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato (no ato, representando a presidente da Companhia, Dilma Pena); pelo presidente do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Francisco Kurimori; pelo presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro e pelo diretor técnico da AESabesp, Olavo Prates Sachs.
O presidente da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, abriu os pronunciamentos, discorrendo sobre a importância dos 25 anos evento, para o fortalecimento do setor, das tecnologias desenvolvidas e o atendimento à sociedade. Ainda qualificou os expositores da Feira como as empresas mais representativas do Pais e os congressistas como os mais renomados técnicos.
Na sequência, o diretor da Sabesp Paulo Massato discorreu sobre a forte crise hídrica no Estado de São Paulo, como consequência de intempéries climáticas globais, e destacou que o corpo técnico da Sabesp deu uma resposta imediata gerando condições de abastecimento de água, tanto pelo Sistema Cantareira, o mais afetado, como soluções de integração dos reservatórios. Parabenizou a AESabesp, por representar os técnicos em saneamento mais qualificado do Brasil e em paridade com a excelência do setor em nível internacional. Concluindo citou o Programa de Uso Racional da Água (PURA) empregado há anos pela Sabesp, a cooperação da sociedade na economia de consumo e a necessidade de adoção de uma consciência maior do seu uso.
Francisco Kurimori (CREA SP), da mesma forma, elogiou o corpo técnico da Sabesp, qualificando-o como um orgulho para a engenharia de são Paulo e no abastecimento de água: “se não fosse a Sabesp, não teríamos mais água há muito tempo”, deduziu. Ele ainda analisou que uma mudança no modelo educacional no Pais, que reduziu horas aulas nas faculdades de engenharia e demais cursos superiores, prejudicou seriamente a qualificação da maioria dos profissionais que estão no mercado. Contudo, aludiu que na Sabesp isso não ocorre por que mesmo para os mais jovens a Companhia é uma eterna escola de como se procede um dos melhores saneamentos mundiais.
Concluindo os pronunciamentos, Olavo Sachs abordou o alcance do evento em seus 25 anos, prospectou uma edição especial em 2014 e desejou sucesso a todos os envolvidos com essa ação.
Registramos ainda, nessa cerimônia, as presenças do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto; dos presidentes da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) nacional e de São Paulo, Dante Ragazzi Pauli e Alceu Bittencourt; do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo;  Murilo Celso de Campos Pinheiro, do presidente do Sindesam,Valdir Folgosi; do representate da AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, Luiz Augusto Lima Pontes; do presidente da Associação Sabesp e diretor geral da Mutua- SP - Caixa de Assistência dos profissionais do CREA-SP, Persio Faulim de Menezes, do presidente do  CECRES- Corporativa de Crédito da Sabesp, João Gonçalves Bibbo; do presidente da AAPS- Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp, José Luiz de Melo, da presidente da APU- Associação dos Profissionais Universitários, Francisca Adalagisa da Silva; Lyege Ayubi, presidente da Sabesprev, entre outros expoentes do setor.
Após a solenidade, foi oferecido um coquetel, com a elogiada apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo, regida pela maestrina Renata Sbrigh, composta por virtuosos músicos acordeonistas de 18 a 90 anos de idade, que animaram todos os presentes.
 
Divulgação Aesabesp

Banner
Banner
Banner

Site Login