Corredor de ônibus ganha colorido a mais com Manacás da Serra

30/07/2014 - Corredor de ônibus ganha colorido a mais com Manacás da Serra
 
É nessa época do ano que os Manacás da Serra florescem. Isso tem oferecido aos passageiros de ônibus que circulam pelo Corredor ABD uma bonita paisagem pelos seus 33 km de extensão. A Metra, empresa de ônibus que presta o serviço de transporte público no local, e responsável pelo cultivo e pelos cuidados da espécie dessas plantas, calcula mais de 5 mil mudas ao longo de todo o corredor.
“O manacá tem um florescimento espetacular, exuberante. Além disso, tem uma excelente durabilidade, por isso é muito propício e utilizado no paisagismo urbano”, explica Sueldes Pimentel, gestora ambiental da Metra. Ela conta que, para garantir e preservar os manacás bonitos, a empresa dispõe de uma equipe de 22 jardineiros, que se dedicam diariamente aos cuidados necessários às plantas.
E é das podas de árvores e gramas dos próprios canteiros do corredor de ônibus que a Metra obtém o adubo orgânico utilizado nos cuidados com os manacás, por meio da técnica de compostagem, conta Sueldes. “Além disso, a água utilizada para regá-las é de reuso. A água usada na lavagem dos ônibus passa por um processo de tratamento e depois a reaproveitamos para esse fim, entre outros”, diz a gestora.
Infelizmente, a especialista revela que uma das principais dificuldades é conter a ação predatória de algumas pessoas. “Há um número grande de manacás arrancados toda semana. É feita a reposição. Mesmo assim, esse tipo de ação provoca estragos no local e atrapalha a manutenção de todo o resto. Estamos estudando meios de inibir esse tipo de ação”, conclui Sueldes.
A Metra tem uma frota de 270 ônibus, que transportam cerca de 7,5 milhões de passageiros pelo Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara e Diadema-Berrini), sendo 30 km exclusivos para o uso dos ônibus da empresa. Toda a operação da Metra abrange nove terminais, 110 paradas e 13 linhas, que atendem passageiros das zonas Sul e Leste de São Paulo e também das cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. O sistema utilizado pela empresa é o BRT (Bus Rapid Transit).
 
Ex-Libris Comunicação Integrada

Banner
Banner
Banner

Site Login