CR Almeida aprimora gestão com ERP e Fluig, da TOTVS

24/07/2014 - CR Almeida aprimora gestão com ERP e Fluig, da TOTVS
 
Os resultados conquistados com o uso de diversos módulos do sistema de gestão da companhia há mais de quatro anos incentivaram a implementação do Fluig
 
Há quatro anos, uma das principais construtoras do Brasil, a CR Almeida, adotou os sistemas de gestão da TOTVS. Devido à característica do segmento, que torna todos os canteiros de obra em uma espécie de empresa independente pela formação de consórcios para a construção de cada empreendimento, a ferramenta trouxe inúmeros ganhos à Holding. O principal deles foi o controle das informações de cada uma das obras, que possibilitou um melhor gerenciamento dos materiais. A implementação da plataforma de gestão de processos, documentos e identidades da TOTVS, o Fluig, vai aprimorar ainda mais esses resultados.
Entre os módulos do software de gestão adotados pela empresa encontram-se os de Contabilidade, Compras, Estoque/Custos, Gestão de Contratos, Ativos Fixos e RH, com previsão para o aumento das funcionalidades. O principal benefício da solução foi a segurança conferida aos gestores em relação aos aspectos legais. “Por ser um software muito abrangente e bem adaptado à legislação, o ERP garantiu conforto aos gestores técnicos quanto aos aspectos legais, ao mesmo tempo em que permitiu que as equipes responsáveis pelos processos revissem todos eles e adotassem práticas amplamente utilizadas no mercado”, explica o coordenador do Centro de Serviços Compartilhados da CR Almeida, Rogério Carvalho.
O setor de suprimentos foi um dos mais positivamente impactados. A ferramenta possibilitou um maior controle de materiais nas obras, tornando-o mais conectado com as necessidades da empresa. Para aprimorar ainda mais o relacionamento e o controle dos canteiros de obras, a CR Almeida está implementando o Fluig. Com a solução, a companhia vai acelerar o andamento dos contratos ao possibilitar a validação do mesmo pelo departamento jurídico por meio da ferramenta. “A partir de agora, todos os contratos serão elaborados e validados digitalmente por meio da plataforma. A versão física será impressa apenas após a aprovação final”, explica Carvalho.
Além disso, a solução de gestão de identidade permitirá que os funcionários acessem todas as soluções utilizadas pela companhia por meio de um único login e senha. “Logado na plataforma, o usuário poderá acessar e trabalhar com documentos e processos compartilhados entre as pessoas responsáveis por uma determinada tarefa”, informa Marilia Rocca, vice-presidente de Plataformas e Cloud da TOTVS.
A tecnologia será usada também como uma intranet, permitindo que os funcionários façam solicitações de remessa e conversem com os demais colaboradores por meio da rede social da ferramenta. As funcionalidades da ferramenta serão implementadas gradativamente na matriz e em todos os canteiros de obras.
Atualmente, cerca de 530 funcionários da CR Almeida são usuários do software da TOTVS, com perspectiva de ampliação. “Em novembro de 2013, fizemos uma pesquisa de satisfação em relação à ferramenta. 74% dos colaboradores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos”, ressalta Carvalho. Não à toa, a CR Almeida está em processo de implementação também do sistema Reserve, voltado à Gestão de Viagens Corporativas. “Com a ferramenta, buscamos não só uma economia, mas também a melhoria dos controles e da agilidade dos processos de solicitação de viagens e acerto dos gastos por parte dos usuários”, acrescenta Carvalho.
Na avaliação do diretor-executivo da franquia da TOTVS em Curitiba, Claudinei Benzi, um dos diferenciais da companhia são os profissionais, que entendem tanto do desenvolvimento de softwares quanto do segmento em que atuam. “Não há receita para os sistemas de gestão. É preciso estar antenado às necessidades, se antecipar às demandas do setor e oferecer soluções específicas e funcionais a cada segmento. É importante inovar sempre visando oferecer novas opções aos clientes”, afirma Benzi.
 
Sobre a CR Almeida - Com mais de cinco décadas de história, o Grupo CR Almeida tem seus negócios voltados para vários segmentos de infraestrutura. Atua em concessões de rodovias, logística integrada, construção pesada e indústria química. Sua divisão de construções está a cargo da CR Almeida S/A - Engenharia de Obras. A empresa possui capacidade operacional amplamente reconhecida, com projetos que muito contribuíram para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes (rodovias, portos, aeroportos, metros, ferrovias), energética e saneamento no Brasil. A empresa já implantou mais de 8 mil km de rodovias no país. Dentre seus principais projetos em execução podemos citar a UHE de Colíder (no segmento de energia), o VLT de Cuiabá e o Monotrilho Linha 17-Ouro em São Paulo (ambos no segmento de mobilidade urbana). Ainda neste segmento, dois novos projetos devem ter início neste ano: as Linha 2-Verde (extensão) e Linha 18-Bronze (Monotrilho), também do Metrô de São Paulo.
 
Sobre a TOTVS - Top provedor de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas - com 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e sendo uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo -, a TOTVS é uma desenvolvedora de tecnologia e serviços para empresas de todos os portes. Considerada a 22ª marca mais valiosa do Brasil, avaliada em US$ 569 milhões, segundo o ranking da BrandAnalytics, a TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México).
Com o compromisso de tornar os seus clientes competitivos no mercado que atuam, oferece soluções para 10 segmentos. Suas operações são conduzidas por três conceitos: tecnologia fluída, essencialidade e ERP ágil, complementados por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços como Consultoria de Negócios, Cloud Computing e SaaS.  Em 2013, registrou R$ 1,6 bilhão em receitas.  Mais informações em www.totvs.com.
*Fonte: Gartner - “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013”.

RMA Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login