Concessão do Projeto de Melhorias na Segurança Energética do País e Desenvolvimento do Gasoduto Peruano (GSP)

30/06/2014 - Concessão do Projeto de Melhorias na Segurança Energética do País e Desenvolvimento do Gasoduto Peruano (GSP)
 
O Consórcio “Gasoducto Sur Peruano”, formado pela Odebrecht e pela Enagás, recebeu a Concessão do Projeto de Melhorias na Segurança Energética do País e Desenvolvimento do Gasoduto Peruano (GSP). O projeto contempla a construção e posterior operação e manutenção do gasoduto, com mais de 1.000 km de extensão desde a área florestal até o litoral do Peru, e também busca reforçar o atual sistema de transporte de gás natural e líquidos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das regiões de Cusco, Arequipa, Moquegua, Puno, Apurímac e Tacna.
A concessão tem validade de 34 anos e representa o maior investimento em infraestrutura já realizado no país. Desta forma, dá-se início ao desenvolvimento de um projeto há tanto almejado pela população da Macro Região Sul, principalmente de Cusco, criando cerca de 7 mil empregos diretos na etapa de construção e avançando em direção à tão esperada industrialização da região sul do país.
A Odebrecht e a Enagás, empresas com uma trajetória sólida no mercado e ampla capacidade financeira, unem forças para a execução deste importante Projeto.
A Odebrecht contribuirá com sua experiência técnica em construção, resultado do desenvolvimento de suas atividades em mais de 26 países há 70 anos, além de uma presença constante no Peru há 35 anos. A Odebrecht Latinvest, empresa da Organização voltada para investimentos em logística e infraestrutura na América Latina, aumenta para cinco o número de operações no Peru constituídas pelas Concessionárias IIRSA Norte, IIRSA Sur Tramo2, IIRSA Sur Tramo 3 e a Concessão Vial Rutas de Lima; por sua vez, a Enagás, operadora qualificada de origem espanhola, contribuirá com seu amplo conhecimento e experiência na operação e manutenção de um complexo sistema de transporte de hidrocarbonetos, como é o caso do sistema espanhol, que conta com 11 mil km de gasodutos, cinco plantas de regaseificação e três depósitos estratégicos. A Enagás está presente no Peru através da Transportadora de Gas del Peru (TgP) e possui participação acionária na Compañía Operadora de Gas del Amazonas (COGA).
As duas empresas confirmam sua reputação e respaldo perante o governo peruano com essa iniciativa, bem como seu compromisso com os interesses e o bem-estar do país, reafirmando seu objetivo de promover um desenvolvimento inclusivo e integrador, respeitando a preservação do meio-ambiente e a cultura das comunidades que serão beneficiadas.
 
CDN Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login