Geradores Cummins fornecem energia para a primeira linha do Metrô Bahia

26/06/2014 - Geradores Cummins fornecem energia para a primeira linha do Metrô Bahia

Os dois grupos geradores C2000D6 foram fornecidos pela Cia.Distribuidores de Motores Cummins à empresa ABB, responsável pela instalação dos equipamentos, com capacidade para gerar 5000kVA de energia em modo standy by

Para garantir o pleno funcionamento da primeira linha do Metrô de Salvador, inaugurada no dia 11 de junho, a concessionária CCR Metrô Bahia adquiriu dois grupos geradores C2000D6 fornecidos pela Cia. Distribuidores de Motores Cummins (CDMC). Os geradores, fabricados pela Cummins Power Generation, geram cada um 480V de tensão, sendo elevadas com utilização de transformadores para 34.000V,em uma potência com paralelismo dos geradores de 5000kVA em modo standy by,e foram fornecidos à ABB, responsável pela instalação. Os equipamentos vieram da planta da Cummins, na Inglaterra, e levaram seis semanas para chegar ao Brasil.
“Foi um grande desafio para a equipe da CDMC, pois assumimos o compromisso com a ABB de finalizar o projeto em 2 de junho. Para isso, trabalhamos 15 dias seguidos, praticamente virando dia e noite, com interface direta dos nossos técnicos com os da ABB”, explica Eduardo Borges, gerente de Vendas de Grupos Geradores da CDMC. Ainda de acordo com Borges, a consultoria prestada ao cliente contribuiu para reduzir os custos dos grupos geradores em 50%, com o uso de transformadores da ABB para elevar a tensão de 480Vpara 34kV, pois a ABB havia solicitado grupos geradores gerando em média tensão (13.800volts), que tem um valor 50% acima de um gerador em baixa tensão.
A primeira fase de funcionamento do metrô de Salvador, iniciada em 11 de junho, é chamada de Operação Assistida. A Linha 1 opera com as catracas liberadas. Nesta etapa, que segue até 14 de setembro, o metrô funciona em horário reduzido. O transporte de passageiros ocorre entre as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, compreendendo um trecho de 5,6 quilômetros de extensão, percorrido em 14 minutos.
Até o final deste mês, a Estação Retiro também entrará em funcionamento e aumentará a extensão do metrô de Salvador. Dessa forma, as estações estarão num trecho de 7,3 quilômetros de extensão. A previsão da concessionária CCR Metrô Bahia é que, em pleno funcionamento (quando a Linha 1 alcançar o bairro de Pirajá), o trecho atenda cerca de 470 mil passageiros por dia.
Para o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Harald Peter Zwetkoff, a inauguração representa um grande esforço da concessionária para viabilizar em apenas seis meses o início desta operação tão aguardada. “Olhando para trás, parece que foi fácil, mas várias barreiras foram superadas e é um orgulho imenso entregar o metrô aos soteropolitanos”.

Sobre a Cummins Power Generation - A Cummins Power Generation, única fabricante que fornece sistemas completos de geração de energia, atende demandas de diversos portes, desde grupos geradores de 15 kVA até 3.125 kVA. Com uma rede de mais de 611 distribuidores em 190 países, a companhia é referência mundial na fabricação de grupos geradores há mais de 90 anos.
No Brasil são 67 pontos de cobertura com distribuidores, dealers e postos avançados de atendimento, e estrutura completa para desenvolvimento do projeto, venda, locação, instalação, treinamento e assistência técnica. Mais informações: www.cumminspower.com.br ou pelo Disque Energia: 0800 701 4701.

2PRÓ Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login