Gigante de saneamento da Inglaterra troca milhares de tokens por solução que usa celular

25/06/2014 - Gigante de saneamento da Inglaterra troca milhares de tokens por solução que usa celular
 
Com quase cinco mil funcionários e igual número de fornecedores, Severn Water consolida projeto para acesso seguro a suas redes de computadores
 
Com mais de oito milhões de clientes, a empresa de fornecimento de água Severn Trent Water é uma das maiores do setor de saneamento na Inglaterra. Com quase cinco mil funcionários e igual número de fornecedores – entre os quais empreiteiras e empresas de engenharia responsáveis pela construção de reservatórios e redes de distribuição – a Severn Water está terminando de consolidar um projeto de acesso seguro a suas redes de computadores que a levou a substituir milhares de “tokens” físicos por uma versão virtual que utiliza celulares de seus empregados e parceiros de negócios.
A operação começou há alguns anos, quando os executivos de tecnologia da companhia perceberam que o uso de tokens tradicionais, no formato de “chaveiros” eletrônicos que dão códigos para acesso às redes, não vinha funcionando bem. Da perda do aparelhinho a seu esquecimento, da periódica necessidade de substituição à logística para sua distribuição, os problemas se avolumavam a ponto de interferir na produtividade da empresa, explica William Hewish, executivo chefe de Tecnologia da Severn Water.
Para fazer frente ao problema a companhia britânica optou por substituir todos seus tokens físicos por uma engenhosa solução de segurança desenvolvida pela canadense Entrust, que alia sistemas de autenticação baseados em servidores a uma tecnologia de tokens “soft” via SMS, usando celular ou outro dispositivo móvel de cada usuário.
Inicialmente a solução Entrust IdentityGuard foi implantada nos smartphones de três mil empregados. Agora, o programa se estendeu a todos os 4,8 mil funcionários da Severn Water e ainda a mais de três mil técnicos, engenheiros e executivos de empresas que prestam serviços à companhia de águas. O processo é bastante simples e a implantação é instantânea – o número do celular é armazenado em banco de dados e em seguida o funcionário recebe um código de uso único (one time passcode, ou OTP) via SMS para autenticação. E só. Antes, a média era de cinco dias para emitir e entregar um token físico para cada colaborador.
Além do objetivo imediato de dar acesso seguro a seus computadores a partir de qualquer lugar onde o funcionário esteja, a Severn conseguiu cortar custos e ter em mãos uma solução muito simples de implantar e atualizar, uma vez que basta distribuir digitalmente as licenças aos usuários – acelerando inclusive o processo de início de novos projetos em que parceiros externos devem ter como se conectar às redes da companhia.
Segundo Hewish, CTO da empresa, “além da maior flexibilidade na abordagem de autenticação, o uso do Entrust vem permitindo economia anual de 100 mil libras (cerca de R$ 400 mil), dos quais 60% em custos de renovação e o restante em corte de gastos com distribuição e gestão dos velhos tokens físicos”.
Mas o principal, diz Hewish, é o impulso que essa nova tecnologia móvel deu à produtividade da Severn Water. “Os tokens físicos deixaram de se encaixar na nossa expectativa de segurança com flexibilidade. Eles até funcionavam se o usuário estivesse no escritório, mas hoje vivemos nessa era móvel em que as pessoas querem resolver os problemas tão logo eles aparecem – mas será que você vai lembrar de levar o chaveirinho consigo o tempo todo?”, pergunta ele.

Allameda.com

Banner
Banner
Banner

Site Login