Metal Work lança manual de economia de energia

20/06/2014 - Metal Work lança manual de economia de energia

Com o título “Poupando Energia e Meio Ambiente”, a  Metal Work Pneumática do Brasil, tradicional indústria fornecedora de equipamentos para automação pneumática, lançou  um manual de economia de energia,  na Feira da Mecânica, que aconteceu no período de 20 a 24 de maio, em São Paulo.
Hernane Cauduro, diretor da empresa no Brasil, afirma que tradicionalmente, a Metal Work, no Brasil e no mundo, sempre deu grande importância às questões ambientais, mas após a  criação do sistema de Gestão Ambiental e obtenção da Certificação UNI EM ISO 14001,está totalmente empenhada em reduzir continuamente as emissões e os desperdícios, bem como de água, de energia e das matérias primas, além de adotar processos tecnológicos com menor impacto ambiental.
Vendidos no mundo todo, os produtos fabricados pela Metal Work, utilizam ar comprimido, que é uma energia limpa, mas que, para funcionar, consome uma grande quantidade de energia. “Cientes disso – explica Cauduro – e consciente de sua responsabilidade, a empresa se considera no dever de repassar aos seus clientes e ao mercado em geral,  uma metodologia que ajude a reduzir o desperdício de energia”.
Manual - Com o material, o profissional poderá tirar dúvidas e definir de forma mais precisa a estrutura que pretende montar em sua empresa, reduzindo custos ao escolher o tamanho certo do cilindro, a pressão e peças de vedação eficientes que irão compor o maquinário.
Além disso, de acordo com Cauduro,  quem visitar a empresa vai entender os conceitos e conhecer as práticas eficazes que auxiliam no uso correto desta energia limpa, através de palestras gratuitas que poderão ser agendadas pós-evento. O software explicativo também estará disponível para download livre no site da Metal Work.
Fator fundamental para manter em funcionamento a linha de produção de qualquer indústria, a energia elétrica pode desempenhar um papel que vai além do já estabelecido e se tornar elemento determinante para a saúde financeira da empresa. No setor pneumático, de acordo com a Metal Work, identificar os possíveis pontos causadores de desperdícios no consumo não se restringe somente na verificação de luzes acesas indevidamente ou computadores ligados e sem uso. “Neste caso, a análise é mais específica, e o diagnóstico mais comum remete à falta de manutenção nos cilindros de ar-comprido”, afirma, e recomenda que para se conseguir uma efetiva economia de energia com equipamentos pneumáticos,  é  importante que se verifique:
Escolha correta do tamanho do cilindro: a utilização correta de cilindro e pressão gera economia. Um cilindro que requer uma menor vazão permite associar válvulas, conexões e tubos de menor tamanho, fazendo, assim, economia.
Utilização de recursos que proporcionem economia: se um cilindro requer força somente em um sentido, por exemplo, quando a haste do cilindro avança, e uma menor força é suficiente na direção contrária,  pode-se economizar bastante energia em utilizar uma válvula menor. Isso reduz a pressão de alimentação da câmara do cilindro e permite a exaustão mais facilmente.
Eliminação dos vazamentos de ar: vazamentos de ar nos sistemas desperdiçam uma grande quantidade de dinheiro. O problema é que, além do consumo de energia, o compressor submete-se a esforço a mais do que o necessário, mesmo quando a máquina não está em operação. A verificação periódica dos vazamentos de ar e a instalação de válvulas solenóides em cada máquina são duas práticas indicadas para que se faça o uso correto dos cilindros.
 
Sobre a Metal Work - Empresa líder na produção e  comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial, presente em todos os continentes e representada em mais de 70 países. No Brasil, a  Metal Work  produz e desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e da América Latina.
O Grupo Metal Work foi fundado em 1967, na cidade de Brescia, Itália, produzindo conexões para ar comprimido. Em meados dos anos 1980, iniciou a produção de componentes para automação pneumática, desenvolvendo a linha de produtos que realizam movimentos usando ar comprimido como energia. Seu portfólio de produtos conta com mais de 15 mil referências.
Entre as principais famílias de produtos, estão: atuadores pneumáticos, elétricos lineares e rotativos; válvulas e eletro válvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis e estruturas de máquinas em alumínio. www.metalwork.com.br

Grupo Vervi

Banner
Banner
Banner

Site Login