Montes del Plata vai transportar madeira por barcaças

18/06/2014 - Montes del Plata vai transportar madeira por barcaças
 
A Montes del Plata, joint-venture da Stora Enso com Arauco, deve dar início em breve à produção regular de celulose em Punta Peryra, no Uruguai, depois de ter recebido esta semana autorização do governo para início da fabricação. O investimento de US$ 2 bilhões na mais moderna fábrica de celulose do mundo incluiu um porto para recebimento de matéria-prima e exportação
 
A madeira para alimentação do processo produtivo será transportada por quatro barcaças especialmente construídas com essa finalidade, que responderão por 50% a 60% do abastecimento das 4 milhões de toneladas anuais de madeira a serem utilizadas. Os outros 40 a 50% serão levados à fábrica por via terrestre.
As barcaças foram fabricadas no Uruguai pelo consórcio uruguaio-espanhol Galictio-Tiferey, O investimento total nas quatro barcaças superou US$ 13 milhões e representou um impulso para a indústria naval do país. Para o vice-presidente executivo da área de Biomateriais da Stora Enso, Juan Bueno, a construção das barcaças representou também uma transferência tecnológica importante para o país, pois 80% do pessoal envolvido é uruguaio, o que permitirá desenvolver novos projetos localmente, colaborando para a industrialização do país.
A frota será operada pela empresa Transfluvial, um consorcio formado por Schandy, Ultratug do Chile e E.T.E de Portugal, que coordenará o transporte por meio das quatro barcaças e dois empurradores. A operação fluvial ajuda na conservação da infraestrutura rodoviária do país e tem ainda a vantagem de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Cada barcaça tem 90 metros e capacidade para 5.000 toneladas, equivalente à carga de 170 caminhões. Elas vão carregar a madeira no Terminal Logístico de M´Bopicuá (departamento de Río Negro) e vão transportar até Punta Pereira (Departamento de Colônia), em operação contínua durante todo o ano.
 
CLA Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login