Tramontina recomenda: desligue os aparelhos antes de viajar

18/06/2014 - Tramontina recomenda: desligue os aparelhos antes de viajar
 
Manter a segurança e evitar o desperdício de energia são medidas importantes para evitar acidentes e garantir um consumo adequado dos aparelhos eletroeletrônicos no período das férias
 
Férias! Malas prontas, descanso e diversão. Mas para que esta equação seja a mais positiva possível no momento do retorno, todo cuidado é pouco com os aparelhos eletroeletrônicos. Para a Tramontina Eletrik é preciso pensar neles com muita cautela não apenas no que diz respeito a evitar acidentes, mas, também, no quesito economia de energia durante esse período.
Ao sair em viagem, apagar as luzes e desligar os equipamentos pode não ser suficiente para evitar acidentes elétricos, afinal o risco de uma sobretensão (voltagem acima da normal - 110 ou 220 volts) continua mesmo que não estejam em funcionamento. É preciso retirá-los das tomadas. E atenção: cabos de telefone, antenas de televisão e provedores de internet igualmente fazem parte da lista e devem ser desligados.
A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel. Para evitar o problema, a empresa recomenda a instalação de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Tramontina no quadro de força.
 
Economia onde não se vê
Mesmo com a casa fechada, é comum geladeira, freezer, rádio relógio, relógios de micro-ondas ficarem consumindo energia. Dados da Agência Internacional de Energia indicam que aparelhos em stand by (modo de espera) são responsáveis por 1% das emissões mundiais de dióxido de carbono. Um bom exemplo dessa situação: uma TV com controle remoto pode usar mais energia nesse modo durante 20 horas do que se estivesse em uso por mais de quatro horas. Em uma casa média, até 75% da eletricidade com os eletroeletrônicos são consumidos durante o período em que os aparelhos estão em standy by.
Seguindo o mesmo raciocínio, estudos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) dão conta de que desligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas durante as férias resulta em economia de até 12% na conta de luz.
Para as famílias que optam por deixar uma lâmpada acesa, visando dar a impressão de que há alguém no imóvel, boa solução é a instalação de um temporizador, que pode ser programado para acender e apagar a lâmpada em uma determinada hora, racionalizando o uso da energia elétrica. Ou até mesmo podem instalar uma fluorescente com baixa potência, que é a mais econômica.
Diante de tantas considerações, não há dúvida: para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes para garantir a segurança do imóvel que ficará fechado. Medidas simples podem fazer da volta das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos.
 
Perfil Tramontina Eletrik - Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik é uma empresa do Grupo Tramontina que oferece o melhor em design, segurança e soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas. Anteriormente denominada Forjasul Eletrik, desde 10 de janeiro de 2014 passou a se chamar Tramontina Eletrik. Seu moderno parque fabril está instalado numa área construída de 24 mil m2, conta com 14 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Utiliza a expertise e estrutura do Grupo Tramontina para garantir que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Em 2013, investiu na compra de quatro novas células de injeção de plástico e, para este ano, a empresa prevê a conclusão de um novo pavilhão industrial de 12 mil m², o que permitirá ampliar a produção em 40%.
Tramontina Eletrik - Tel.: (54) 3461.8200

Via Pública Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login