Ford e Heinz desenvolvem pesquisa sustentável

16/06/2014 - Ford e Heinz desenvolvem pesquisa sustentável
 
A Ford está desenvolvendo em parceria com a Heinz uma pesquisa para o desenvolvimento de materiais sustentáveis à base de fibras de tomate para a produção de peças de automóveis. Entre outras aplicações, a pele de tomates secos transformada em plástico 100% sustentável poderá ser aplicada em componentes como braçadeiras para fios e porta-objetos usados nos carros da Ford.
"O objetivo é ter novos materiais, fortes e leves, para reduzir o impacto ambiental dos derivados de petróleo. Estamos investigando se esse subproduto do processamento de alimentos faz sentido em uma aplicação automotiva", diz Ellen Lee, especialista em pesquisa da Ford.  “Há cerca de dois anos, a Ford iniciou uma parceria com a Heinz, a Coca-Cola, a Nike e a Procter & Gamble para o desenvolvimento de um plástico 100% à base de plantas capaz de ser usado em vários tipos de produtos, de tecidos a embalagens, em substituição a materiais atuais à base de petróleo”, afirma.
A Ford sempre busca alternativas de médio e longo prazo para novas propostas de sustentabilidade e que atendam os requisitos dos veículos. Por outro lado, os pesquisadores da Heinz estavam buscando maneiras inovadoras de reciclar e reutilizar as cascas, caules e sementes dos mais de dois milhões de toneladas de tomates que a empresa usa anualmente para produzir seu produto mais vendido: o Ketchup Heinz.
"Estamos muito satisfeitos que essa tecnologia tenha sido validada", diz Vidhu Nagpal, diretor adjunto de pesquisa e desenvolvimento de embalagens da Heinz. "Embora a pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, ficamos animados com os avanços que essa pesquisa pode trazer tanto para Heinz como para a Ford."
 
Compromisso sustentável
O compromisso da Ford em reduzir, reutilizar e reciclar faz parte da estratégia global de sustentabilidade da empresa para diminuir a sua pegada ambiental, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento de veículos mais eficientes no consumo de combustível em todo o mundo. Nos últimos anos, a Ford aumentou o uso de materiais reciclados não-metálicos e de base biológica.
Com a introdução no ano passado de componentes de console reforçados com fibra de celulose e suportes de capota elétrica feitos com casca de arroz, o portfólio de materiais de base biológica da Ford agora inclui oito materiais. Outros exemplos são materiais compostos à base de coco, carpetes e tecidos feitos com algodão reciclado e bancos e apoios de cabeça com espuma de soja.
 
Sobre aFord Motor Company Brasil - A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br
Sobre aFord Motor Company - A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 180.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acessewww.ford.com
 
Burson-Marsteller

Banner
Banner
Banner

Site Login