Minimização de claims é diferencial na Gestão de Contratos de Obras

09/06/2014 - Minimização de claims é diferencial na Gestão de Contratos de Obras
 
Bom planejamento e gerenciamento de contratos minimizam “claims”, atrasos e imprevistos nas obras
 
O contrato de toda e qualquer obra planejada e iniciada é parte vital de todo o processo. Além disso, evitar atrasos e diminuir as possibilidades de imprevistos são cruciais para a contenção de gastos e problemas ainda mais graves.
De acordo com Sandro Cunha, diretor de Soluções de Construção da FTI Consulting no Brasil, a minimização dos chamados “claims” (alterações não previstas do escopo ou desvios na execução do contrato) começa com um processo de planejamento bem elaborado e de uma gestão de contratos enxuta e efetiva.
“Os contratos devem ser sagazes e adiantarem-se aos acontecimentos. Além disso, uma gestão efetiva deve entregar um projeto mantendo o equilíbrio entre tempo, custo e qualidade.”, afirma Sandro.
É importante estar bem informado sobre quais são as legislações aplicáveis, obrigações e direitos do contratante e do contratado, ferramentas de gestão de contratos, definindo garantias de execução e os indicadores de fornecedores, lembra o executivo.
Segundo Sandro, ter um bom planejamento e adotar um gerenciamento voltado para lidar com esses imprevistos e estar atento aos termos contratuais e aos desvios, reduz os “claims” ou minimiza os seus efeitos.
“Os claims normalmente aparecem quando acontece um desvio do que havia sido planejado/contratado e devem ser detectados e negociados com rapidez para evitar impactos maiores à obra.”, alerta o diretor de Soluções de Construção da FTI Consulting no Brasil.
Portanto, é importante tratar de todos os processos cuidadosamente para alcançar a excelência operacional em uma construção, minimizando os impactos de riscos, atrasos e complicações.
Sandro Cunha possui 10 anos de experiência em projetos nos EUA, Brasil e México, é especialista em resolução de disputas em construções em tribunais no Brasil e nos Estados Unidos; resolução alternativa da ICC e CCBC; Mediação e Arbitragem; auditoria em FCPA e consultoria de Compliance. Sua formação é em Gerenciamento de Projetos pela Northem Virginia Community College, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e Bacharel em Ciências (honra magna cum laude). Especializado em Matemática na Indiana State University.
 
Sobre a FTI Consulting - A FTI Consulting, Inc. é uma empresa de consultoria de negócios global dedicada a ajudar as organizações a proteger e ampliar o valor de suas empresas em um ambiente jurídico, regulatório e econômico cada vez mais complexo. Com mais de 4.200 funcionários espalhados em 26 países, os profissionais da FTI Consulting trabalham de perto com os clientes para prever, esclarecer e superar desafios comerciais, oferecendo serviços como consultoria técnica e investigativa em apoio a litígios, consultoria em fusões e aquisições, soluções tecnológicas, questões regulatórias, gestão de reputação,  reestruturação de empresas e comunicação estratégica. A companhia faturou $1,65 bilhão de dólares em receitas durante o ano fiscal de 2013. Mais informações em http://www.fticonsulting.com.br/
 
Rodrigues & Freire Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login