EDP lança projeto de rede inteligente no Espírito Santo

09/06/2014 - EDP lança projeto de rede inteligente no Espírito Santo
 
Projeto inovador de Smart Grid beneficiará 5,5 mil clientes dos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano
 
A EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal S.A. anuncia (06) o lançamento do Inovcity, projeto pioneiro no Espírito Santo, que tornará os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano as primeiras cidades do estado dotadas de uma rede inteligente de energia (Smart Grid).
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE) e as prefeituras dos municípios, e faz parte da estratégia mundial de investimento em inovação do Grupo EDP, que tem o desenvolvimento de redes inteligentes como uma de suas ações estratégicas.
O evento, que contou com as presenças do Governador do Estado, Renato Casagrande; prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha; prefeito de Marechal Floriano, Antônio Lidiney Gobbi; do diretor vice-presidente de Operações da Distribuição da EDP, Miguel Amaro; e diretores da distribuidora da EDP no Espírito Santo, entre outras autoridades, marcou também o início da implantação da cidade com rede de energia inteligente, com a entrega para as administrações municipais de motos elétricas, e apresentação do posto de abastecimento - exemplo dos que serão instalados nas cidades.
O projeto, que tem investimento de R$ 5 milhões, prevê a implantação de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, como a medição inteligente, iluminação pública eficiente, microgeração com fontes renováveis de energia, mobilidade elétrica, e ações de eficiência energética.
“As redes inteligentes, ainda, se encontram em estágio inicial de desenvolvimento em todo o mundo, e a EDP está à frente deste processo na cidade de Aparecida, em São Paulo, e na Europa, onde já temos uma experiência muito bem-sucedida, e reconhecida pela Comunidade Europeia, na cidade portuguesa de Évora”, analisa o diretor vice-presidente de Operações da Distribuição da EDP, Miguel Amaro.
A cidade de Aparecida, em São Paulo, foi a primeira beneficiada com a implantação da rede inteligente. O projeto foi viabilizado após homologação, pelo INMETRO, do primeiro medidor inteligente do setor elétrico brasileiro, obtida pela EDP e a ECIL Energia. No Espírito Santo, o InovCity se inicia com a instalação, nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, de  5,5 mil medidores eletrônicos, desenvolvidos no âmbito do programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da EDP.
 
Rede inteligente, os benefícios
A implantação de uma rede de energia inteligente se traduz em benefícios, tanto para o cliente como para a empresa distribuidora de energia. Para o cliente, as redes inteligentes permitem ter acesso às informações mais detalhadas de consumo de energia, bem como testar a aplicação de tarifas mais flexíveis e adaptadas ao perfil de consumo do cliente, permitindo otimizar o comportamento de utilização e os seus reflexos na conta de energia.
Além disso, no futuro, além de poder acessar seu perfil de consumo pela internet, o cliente poderá receber informações e avisos por diferentes canais, incluindo redes sociais, que permitam ter um melhor acompanhamento e controle da conta de energia. Será também possível disponibilizar sistemas de gestão de consumo de energia nos seus edifícios.
Para a EDP, a implantação da rede inteligente permitirá detectar mais rapidamente eventuais pontos com interrupção no fornecimento de energia e atuar de forma mais ágil, muitas vezes sem a necessidade de enviar equipes ao local, melhorando a qualidade e rapidez de resposta da empresa. Adicionalmente, simplificará e melhorará a qualidade do processo de leitura dos medidores.
Essa experiência permitirá testar soluções para reforçar a nossa eficiência operacional, melhorar a qualidade de serviço com atendimento mais rápido e aumentar a eficiência energética com controle sobre o fluxo de energia na rede, tudo isto contribuindo para uma maior satisfação do nosso cliente e para uma maior eficiência de todo o sistema.
 
Eficiência Energética e Iluminação Pública
No que diz respeito à eficiência energética, o InovCity prevê a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, mais econômicas, além da substituição de geladeiras ineficientes, após avaliação técnica, por equipamentos mais eficientes para clientes urbanos cadastrados no CadÚnico e com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Aliado a isso, serão testadas melhorias no sistema de Iluminação Pública dos municípios, com a utilização da tecnologia LED, que poderá incorporar variadores de fluxo e sensores, permitindo a redução do consumo de energia e melhoria da qualidade da Iluminação Pública.
 
Mobilidade Elétrica
A EDP, pioneira em projetos de mobilidade elétrica no País, irá instalar uma rede dedicada de abastecimento de veículos elétricos em pontos estratégicos das cidades de Domingos Martins e Marechal Florinao e realizar a doação de 20 motos elétricas para as administrações, visando incentivar a utilização do veículo elétrico.
 
Meio Ambiente
As redes inteligentes de energia são também uma contribuição para o equilíbrio do meio ambiente. Isso porque a gestão do consumo permitirá ao cliente reduzir a sua demanda e, ao aumentar a eficiência total do sistema de distribuição, será possível também reduzir as perdas de energia, o que reduzirá a demanda global por geração de eletricidade e, o correspondente impacto ambiental.
 
Próximos passos
O desenvolvimento das redes inteligentes no Brasil aguarda definições regulatórias específicas do setor, que serão determinantes para o ritmo de adoção das novas tecnologias. A EDP acompanha de perto estes desenvolvimentos regulatórios, que poderão permitir, no futuro, a ampliação do projeto Inovcity a outras cidades das áreas de concessão da EDP.
 
kreab gavin anderson

Banner
Banner
Banner

Site Login