Dimensionamento de cabos está disponível para as principais plataformas mobile

29/05/2014 - Dimensionamento de cabos está disponível para as principais plataformas mobile
 
Engenheiros projetistas podem calcular seção ideal de cabos elétricos para a segurança das instalações elétricas
 
Previsto em norma segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o dimensionamento correto dos cabos garante a segurança das instalações elétricas das construções. Projetistas necessitam de ferramentas em tempo real para atender as exigências com a agilidade e precisão, de forma a beneficiar as pessoas que irão usufruir destes espaços no futuro. E neste cenário, os aplicativos para celulares passam a ocupar um espaço essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Por isso a Nexans disponibiliza o aplicativo de dimensionamento de cabos elétricos baseado no SDN (Sistema de Dimensionamento Nexans) para Android, iOS e plataforma Web,. “Esta ação vai de encontro com o compromisso da Nexans de contribuir com a sociedade e tornar o mundo um lugar mais seguro. A partir do momento que o dimensionamento correto é realizado, a instalação passa a correr menos riscos de uma sobrecarga elétrica e um possível incêndio”, afirma Marco Vitiello, presidente da Nexans no Brasil.
O aplicativo SDN permite que o projetista realize, de forma off-line, os cálculos da seção ideal dos cabos na própria obra, por meio de um smartphone ou tablet, e salve a informação no dispositivo ou então envie o relatório por e-mail. Para que o aplicativo realize a operação, basta inserir os dados do circuito, como modelo do cabo, local de instalação, entre outros, para receber os cálculos baseados nas normas NBR 5410 e 14039 da ABNT, que normatiza quais regras devem ser respeitadas nas tensões baixa e média, respectivamente.
O sistema da Nexans ainda leva em consideração três etapas essenciais no dimensionamento: o aspecto técnico (que resulta na menor seção ideal para cada aplicação), o aspecto econômico (que leva em conta a menor seção e a menor perda de energia) e o aspecto ambiental (que junto com a menor perda energia analisa a emissão de CO2 com a menor seção indicada).
Para ter acesso ao aplicativo SDN, basta fazer o download na AppleStore e no Google Play, sendo necessária uma conexão com Internet (wireless ou pacote de dados), ou então acessar a ferramenta web no site www.nexans.com.br/sdn
 
Sobre a Nexans - Com a energia na base de seu desenvolvimento, a Nexans, uma especialista mundial na indústria de cabos, oferece uma ampla linha de cabos e soluções de cabeamento. O Grupo é um participante global nos mercados de transmissão e distribuição de energia, indústria e construção. A Nexans atende a uma ampla gama de segmentos de mercado: de redes de energia e telecomunicações a recursos de energia (turbinas eólicas, energia fotovoltaica, gás e petróleo e mineração) até o transporte (construção naval, aeroespacial, automotiva e automação e ferrovias). A Nexans é uma empresa industrial responsável que considera o desenvolvimento sustentável como parte integrante de sua estratégia global e operacional. A inovação contínua em produtos, soluções e serviços, desenvolvimento e compromisso de funcionários, orientação ao cliente e a introdução de processos industriais seguros com impacto ambiental limitado estão entre as principais iniciativas que enquadram a Nexans no centro de um futuro sustentável. Com presença industrial em 40 países e atividades comerciais no mundo inteiro, a Nexans emprega 25.500 pessoas e teve, em 2012, vendas de quase 7,2 bilhões de euros. A Nexans tem suas ações negociadas na NYSE Euronext Paris, compartimento A. Para mais informações, consulte: www.nexans.com.br

Alfapress

Banner
Banner
Banner

Site Login