Palestra incentiva práticas de sustentabilidade na cultura corporativa

26/05/2014 - Palestra incentiva práticas de sustentabilidade na cultura corporativa
 
A paixão por práticas ambientalmente sustentáveis nos espaços corporativos integra os princípios defendidos por Claude Ouimet, vice-presidente sênior e gerente geral da empresa Interface no Canadá e na América Latina, convidado especial para o encontro mensal da Corenet, do dia 22 de maio.
Em uma palestra  inspiradora, o profissional divulgou conceitos e apresentou pequenos vídeos que mostraram a importância de nos encorajarmos para mudanças significativas, quando o assunto é sustentabilidade na cultura corporativa.
Segundo ele, as empresas devem enxergar a sustentabilidade como uma filosofia empresarial que resulta em ganhos importantes como redução de custos, acesso a talentos, o engajamento dos funcionários e a inovação, de modo a atingir o capital intelectual da organização, baseado em conhecimentos, emoções, criatividade e novas experiências. “A sustentabilidade não é uma maneira de fazer. É uma maneira de pensar”, destacou Claude Ouimet.
Para ele, o foco das iniciativas não está nos custos de se adotar novas práticas, mas sim nos prejuízos de não fazê-las, de forma a abranger muitas mudanças que ainda devem ser feitas em prol da qualidade de vida no planeta, pensando no todo e não em segmentos isolados.
Claude Ouimet  falou sobre o Biophilic Design (Design Biofílico), tema muito discutido no momento, que baseia-se na Biofilia, área que afirma que a saúde humana e o bem-estar têm uma necessidade de base biológica ligada à natureza.
Neste sentido, quando relacionado às vivências dos profissionais do mercado imobiliário corporativo, esse conceito é aplicado para conectar o ambiente construído com a natureza, por meio de estratégias específicas como o uso de janelas que ressaltem a luz do dia, ar fresco e espaços verdes.
“Onde você gostaria de estar agora? Na praia, nas montanhas...? Essa foi  uma das indagações que o profissional lançou como reflexão aos presentes, como forma de mostrar o quanto é importante criarmos espaços agradáveis, em sintonia com práticas sustentáveis, que proporcionem bem-estar nos ambientes de trabalho.
 
Sobre a Corenet Global - A Corenet é a única associação voltada a profissionais que atuam no mercado imobiliário corporativo, com mais de 7 mil membros lidando com mais de U$ 1,2 trilhão em imóveis no mundo inteiro. No Brasil, cerca de 100 associados integram esta rede global dinâmica e inteiramente avançada de gestão imobiliária corporativa que reúne profissionais que geram valor estratégico para suas empresas.
Além disso, a entidade dispõe do curso “Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos”, em parceria  com a FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI), o qual integra a Certificação Internacional Master  of Corporate Real Estate (MCR), conferido pela Corenet Global.
A entidade tem como foco facilitar o networking, compartilhando conhecimentos na Ásia, Pacífico, Europa, Oriente Médio, África, América Latina e América do Norte.
 
Agência dpi

Banner
Banner
Banner

Site Login