AFEAL representa setor em evento internacional

21/05/2014 - AFEAL representa setor em evento internacional
 
Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio - acaba de participar de mais um evento internacional do setor. Entre 7 e 12 de maio, 25 profissionais de diferentes estados brasileiros viajaram a Madri para visitar a Veteco, feira bienal de esquadrias. “A edição de 2014 manteve o mesmo padrão da anterior, com número reduzido de estandes, mas com soluções interessantes, como a janela basculante estanque e motorizada”, afirma Fernando Rosa, gerente Geral da AFEAL.
A delegação fez visita técnica à empresa Alumitran, localizada a 50 quilômetros da capital espanhola, que fabrica esquadrias padronizadas e especiais. “A empresa comercializa suas janelas principalmente através de home centers, ou seja, nas lojas são encontradas as peças no tamanho padrão, porém o consumidor pode solicitar um produto de dimensões especificas”, detalha Rosa.
 
Jornada Técnica
O Fórum Ibero-Americano de Janelas, Portas e Fachadas realizou durante a Veteco a ‘Jornada Técnica Mercados Internacionais: Situação Atual e Perspectivas do Setor de Fachadas de Vidro’. Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL e do Fórum, apresentou os números da economia brasileira e alguns dados da pesquisa setorial contratada pela AFEAL.
Os países membros esclareceram o que as empresas procuram nos mercados internacionais e quais as possibilidades para as corporações que pretendem operar em outros países.
“Empresas estrangeiras do setor são bem-vindas no Brasil, desde que concorram nas mesmas condições das indústrias nacionais. A AFEAL não apoia o modelo de importação, e sim que as companhias estrangeiras se instalem no Brasil, levando novas soluções e tecnologias, e fabricando seus produtos no país”, destacou Lucínio.
 
Fórum Ibero-Americano
Na oportunidade, o Conselho Permanente do Fórum Ibero-Americano de Janelas, Portas e Fachadas reuniu-se com todas as entidades que integram o organismo: além da AFEAL, participam a Acoven (Colômbia); Achival (Chile); Amevec (México); Asefave (Espanha); e Anfaje (Portugal). Entre os assuntos discutidos, destaque para a questão da oferta e demanda de mão de obra especializada nos mercados dos países que compõe Fórum.
“No encontro que ocorreu em outubro do ano passado, no México, a AFEAL apresentou proposta de intercâmbio de profissionais. A conversa sobre a iniciativa foi retomada e chegou-se a conclusão que não é possível adotar um modelo padrão para todos os países”, diz o gerente. Ficou definido que cada associação formulará propostas individuais aos seus parceiros. Serão criados critérios bilaterais para cada entidade, como acontece entre Brasil e Portugal. “Já há, inclusive, profissionais lusitanos trabalhando em nossas indústrias. Na Europa há excedente de mão de obra e o mercado brasileiro carece de trabalhadores qualificados”, completa.
As normas técnicas também foram pauta na reunião. A AFEAL apresentou os grupos de trabalho que estão atuando, com destaque para a discussão sobre Vida Útil de Produto (VUP) - assunto eleito como tema principal do próximo encontro. “A Asefave detalhou como o sistema BIM foi instalado na Espanha. Essa experiência poderá ser usada por outras instituições, inclusive pela AFEAL, que já estuda como as esquadrias podem entrar nesse sistema de modelagem”, relata. O Congresso AFEAL’30, que aconteceu em outubro passado em São Paulo, foi comemorado pelos membros do Fórum, que receberam exemplares do Book AFEAL’30 – documento que registra o conteúdo do evento.
O próximo encontro acontecerá em São Paulo, no mês de setembro, durante a Fesqua – feira internacional do setor e evento oficial do Fórum. Contará com a participação de especialistas trazidos por todas as associações. Entre os temas já confirmados estão as janelas eficientes, as janelas de segurança, e a norma técnica mexicana de esquadrias e fachadas.
 
Via Verbo Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login