Divinal Vidros celebra aniversário de 60 anos

20/05/2014 - Divinal Vidros celebra aniversário de 60 anos
 
Trajetória é marcada por confiança e integridade, diversidade de produtos e pioneirismo em automatização dos processos
 
A Divinal Vidros, uma das maiores distribuidoras e beneficiadoras de vidros para decoração, arquitetura e engenharia, comemora seus 60 anos de atividade.
Um dos principais motivos de orgulho para a empresa é chegar a esta idade mantendo os seus princípios, integridade e comportamento sério com todos com quem relaciona.
Contando com capital totalmente nacional, a empresa possui atualmente quatro unidades: A matriz em São Paulo, no Bairro de Pinheiros; uma filial no bairro do Jaguaré onde está instalada a unidade industrial; a unidade de atacado também no bairro do Jaguaré; e uma filial em Belo Horizonte. “Infelizmente, é pequeno o número de empresas de empresas no Brasil que chegam a esta marca com longevidade e trajetória de grande confiança junto ao mercado”, afirma José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, que está na gestão desde o ano de 1986, quando adquiriu a empresa.
A gestão de Passi é marcada pelo pioneirismo na automatização dos processos, pelo olhar atento e ao mesmo tempo, cauteloso e racional; pela introdução de produtos modernos – Foi a Divinal quem introduziu o laminado à pronta-entrega, em 1992.
 
Desafios
Para José Antônio Passi, um dos principais segredos ou características que fizeram da Divinal uma empresa bem sucedida é usar da razão, principalmente em situações de grande instabilidade econômica.
Passi se lembra do momento em que o Brasil passou no Plano Color, período que gerou falência de muitas empresas já que as contas bancárias foram confiscadas, e a Divinal soube superar esta fase com cautela. “Todo o capital e a riqueza da empresa estava investido em estoque, assim como é hoje. Dessa forma, usamos o dinheiro da conta para pagar os impostos, e o estoque em vidro fez a Divinal continuar com fôlego”, conta o diretor.
 
Automatização
A Divinal é considerada pioneira em automatização. A empresa vivenciou a transição dos papéis e demais impressos para administração por computadores, e foi uma das primeiras empresas no ramo do vidro a otimizar as chapas por computador no ano de 1986.
A empresa continuou dando os passos na informatização e hoje conta com um processo de fabricação totalmente automatizado.
Possui um sistema de e-comerce 100% implantado no ramo de temperados para engenharia, segmento que mais desafia os instaladores. “Posso dizer que nosso e-comerce deixa qualquer profissional do ramo vidreiro expert em vidros temperados”, conta ele. Ele se refere à facilidade que o e-commerce da Divinal oferece, de forma que os arquivos são intuitivos e indicam todos os próximos passos que o usuário deve realizar.
A partir deste sistema, que foi implantado em 2012 na empresa, o tempo de entrega dos produtos diminuiu ainda mais, pois assim que o pedido é feito pelo cliente, já vai direto para os equipamentos da fábrica.
A automatização do processo também impactou significativamente na redução dos erros. “É quase impossível solicitar um projeto e o produto acabado estar diferente. Podemos dizer que em mais de dois anos de implantação do sistema, os erros pelo processo do e-commerce não atingem 10% dos erros ocasionados pelos processos manuais. Nos tornamos muito mais eficientes, e inclusive nossos clientes deixaram de cometer erros, diminuindo assim, os prejuízos ocasionados por eles”, acrescenta.
 
Estoque e diversidade de produtos
Até hoje, manter o estoque à pronta entrega continua sendo um dos principais esforços da empresa, que conta com grande variedade de produtos para atender. “Certamente este é um dos nossos pontos fortes. Mesmo que por uma eventualidade não tenhamos o produto, procuramos adquirir para atender. Temos 99% do que se procura no mercado”, afirma.
O portfólio da empresa abrange os mais variados tipos de vidro: laminados, temperados, temperados laminados, vidros de proteção solar, anti-reflexo, serigrafados e esmaltados, pintados, refletivos, Extra-clear (vidro extremamente transparente), bisotados, lapidados ou com incisão,  Coverglass e a linha Habitat, produzido pela Cebrace.
Além disso, a Divinal é uma das empresas franqueadas da marca Blindex no Estado de São Paulo para vidros temperados, e é detentora da Certificação ISSO 9001/2008 e da Certificação da Qualidade pelo Instituto Falcão Bauer.
 
Próximos passos
Com o mesmo olhar cauteloso marcado por sua gestão, a Divinal Vidros realiza investimentos de maneira racional.
A empresa está dentro do projeto Habitat da Cebrace, uma linha especial de vidros de proteção solar e um dos produtos considerados mais modernos no mercado, e estará apresentando estes e outros produtos durante a Glass South America 2014, que será realizada do dia 21 ao dia 24 de maio. “A linha de vidros Habitat pode se transformar em uma infinidade de outros produtos acabados na Divinal”, acrescenta Passi.
Além dos vidros de proteção solar, a empresa ainda apresentará os vidros temperados da marca Blindex; o Extra-Clear – um dos produtos nobres da Divinal e um dos vidros mais transparentes do mercado, entre outros.
Passi lembra que a Divinal Vidros foi a primeira empresa processadora de vidros a expor seus produtos na Glass South America. “Quando aconteceu a primeira feira, estavam presentes apenas os fabricantes de vidros e de equipamentos, e a Divinal entrou como a primeira empresa do segmento a participar. Isto serviu para que as demais empresas processadoras também se interessassem pelo evento”, afirma.
Neste ano, além de apresentar seu portfólio, a Divinal irá exibir seu filme institucional marcando os 60 anos de atividade.
 
Q.Mídia Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login