Policial civil do Rio de Janeiro desenvolve cinto de segurança para ações táticas em altura

20/05/2014 - Policial civil do Rio de Janeiro desenvolve cinto de segurança para ações táticas em altura
 
Novo produto leva o nome de Felipe Leal: recordista mundial em descida vertical e precursor da intervenção tática por corda no BOPE e CORE do RJ
 
A segurança em altura empregada numa situação de extremo risco pode ser fator determinante para os policias que trabalham em forças especiais por todo o Brasil.
Os treinamentos e o aprimoramento de técnicas de descida são realizados regularmente para estes profissionais que ariscam a vida diariamente. Mas, somente isto não basta. É preciso utilizar equipamentos de ponta que os auxiliem neste trabalho.
Pensando em proporcionar maior segurança à categoria, o policial civil há 28 anos do estado do Rio de Janeiro e recordista Mundial de descida vertical Felipe Leal desenvolveu um cinto, juntamente com a empresa Altiseg/Capital Safety, capaz de melhorar a performance da polícia tática em suas atividades em altura.
Felipe é precursor da intervenção tática em corda no BOPE e CORE do Rio de Janeiro e foi motivado pela necessidade dos policiais a usarem equipamentos específicos em suas atividades.
O cinto, que leva o nome de Felipe Leal, é baseado no cinto europeu Baudrier, possui fita Kevlar – uma fibra sintética de aramida forte, leve e resistente ao calor -, que permite descidas rápidas e faz com que o atrito da corda com equipamento não provoque sua ruptura.  Sua modelagem é simples e leve, como uma cadeirinha, permitindo que o profissional permaneça com o cinto durante toda a ação policial, e que não precise perder tempo para vestir/retirar o equipamento. O cinto possui também sistema Anti-pane, ou seja, uma vez acionado a fita principal da cintura não solta evitando assim um acidente por descuido.
Leal agrega ao novo produto um currículo com muita experiência em EPIs. Ele realiza testes em equipamentos nos laboratórios federais credenciados pelo INMETRO, nos da polícia civil do Rio de Janeiro e desde 1995 já testou mais de 3.000 amostras.  Suas descidas chegam a 105 graus de temperatura, razão pela qual procurou desenvolver equipamentos de qualidade e com matérias primas que resistam a situações extremas.
Felipe Leal está no Guinness Book como o homem mais veloz em descidas de cabeça. Seu último Recorde foi no Texas (EUA), onde desceu um prédio de 16 andares em 4.01 seg. No total, realiza 4 mil saltos por ano. "Costumo dizer que o cinto que desenvolvi com Altiseg/Capital Safety é Simples, Prático, Objetivo e Seguro: “SPOS”. Ele é baseado em 25 anos de trabalho em altura. Afinal, os policias colocam sua vida em risco e precisam de todo o aparato existente para que possam trabalhar em segurança", conclui o policial.
 
Engenharia de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login