FPT Industrial marca presença no 8º Simpósio da SAE BRASIL sobre Motores, Lubrificantes e Transmissões

19/05/2014 - FPT Industrial marca presença no 8º Simpósio da SAE BRASIL sobre Motores, Lubrificantes e Transmissões
 
O destaque foi o desenvolvimento do sistema de pós-tratamento HI-eSCR
 
A FPT Industrial participou do 8º Simpósio da SAE BRASIL sobre Motores, Lubrificantes e Transmissões, realizado na cidade de Belo Horizonte (MG) em 15 de maio.
Durante o evento, o engenheiro Gustavo Teixeira, do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da FPT Industrial, apresentou o sistema de Redução Catalítica Seletiva de Alta Eficiência (HI-eSCR), que permite que motores se enquadrem nos padrões do Euro VI sem a utilização do sistema de recirculação de gases de escape (EGR), garantindo a maior eficiência possível na conversão de óxido de nitrogênio (NOx), com um impacto positivo no desempenho e consumo geral combinado.
"A presença em um Simpósio como este é reconhecimento da seriedade de nosso trabalho em oferecer um sistema altamente eficiente na redução de poluentes, e assegurar o ótimo desempenho do motor", disse o diretor de Engenharia de Produção da FPT Industrial no Brasil, Helton Lage.
Para atingir os níveis exigidos pelo Euro VI, muitos fabricantes europeus estão buscando a combinação dos dois sistemas, SCR e EGR. Entretanto, isso resultou no aumento de consumo de combustível, em maiores gastos de manutenção e na redução no desempenho.
Para evitar isso, a FPT Industrial desenvolveu uma solução alternativa apenas com a tecnologia SCR em seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Arbon, na Suíça, que foi devidamente aperfeiçoada e transformada no sistema HI-eSCR. Esse sistema foi patenteado pela FPT Industrial e proporciona inúmeras vantagens para os consumidores.
"O seu elemento estrutural foi produzido em um processo de engenharia focada no design flexível, com componentes compactos e peso reduzido. Considerando que a EGR não é utilizada, o motor não tem picos de temperatura e não precisa da capacidade adicional de um sistema de refrigeração. Os maiores benefícios da nova tecnologia estão associados à sustentabilidade e asseguram um meio ambiente mais saudável para as gerações futuras, com níveis reduzidos de NOx em mais de 95%", explicou o engenheiro Gustavo Teixeira.
Desde janeiro de 2013, o HI-eSCR já está sendo utilizado na Europa em caminhões e ônibus equipados pelos motores Cursor e NEF da FPT Industrial, em conformidade com o padrão da norma Euro VI, que aumenta as restrições à emissão de poluentes no continente europeu.
E desde janeiro de 2014, também é utilizado em máquinas agrícolas dentro da Europa em conformidade com o Stage IV, e nos Estados Unidos em conformidade com o padrão Tier 4B. Agora no Brasil, o sistema será utilizado em conformidade com o próximo estágio do PROCONVE, que entrará em vigor a partir de 2018. Atualmente, o programa brasileiro está no sétimo estágio e os limites são equivalentes aos do Euro V.

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial dedicada à concepção, produção e venda de motores e transmissões para veículos rodoviários e fora de estrada, e também para aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega aproximadamente 8.400 pessoas em todo o mundo, distribuídas em 10 plantas e seis centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A rede de pós-vendas da FPT Industrial é formada por 93 distribuidores e mais de 900 centros de serviços localizados em mais de 100 países. A ampla oferta de produtos – incluindo seis gamas de motores com potências que variam de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv) e transmissões com torque máximo variando entre 200 Nm a 500 Nm – e um foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em motores e trens de força industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

MM Editorial

Banner
Banner
Banner

Site Login