Pesquisa revela que edificações estão mais atentas à segurança elétrica das instalações

15/05/2014 - Pesquisa revela que edificações estão mais atentas à segurança elétrica das instalações
 
Após dois anos de aplicação da IT-41, 40% dos imóveis já fazem a manutenção da instalação elétrica de acordo com os requisitos da norma
 
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo avaliou 780 edifícios no Estado, com o objetivo de avaliar se eles estão atendendo aos requisitos da instrução técnica IT-41, que prevê a inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão para gerar o auto de vistoria. Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2013. A amostra abrangeu edificações comerciais, residenciais e industriais, com um perfil constituído por prédios novos e com idade superior a 5 anos.
No universo da amostra, 40% dos prédios visitados pelo Corpo de Bombeiros haviam realizado a manutenção ou reforma prévia de suas instalações elétricas de acordo com os requisitos da IT-41. Das 780 unidades avaliadas, 14% receberam o ‘Comunique-se’ – a indicação de que algum reparo se faz necessário na instalação elétrica. A maior incidência de erro nas instalações foi verificada nos imóveis entre 10 e 15 anos (18%) e a menor, nas indústrias (9%).
Entre os principais motivos para a emissão do ‘Comunique-se’ estão: partes vivas expostas (42%), instalações elétricas do sistema de segurança desprotegidas contra o fogo (26%), condutores elétricos instalados de forma inadequada (25%) e condutores elétricos sem isolamento ou danificados (21%).
“Os números revelam a movimentação do setor para se adequar à norma, uma vez que 40% das edificações já haviam se preparado espontaneamente para atender aos seus requisitos”, informa o Tenente Coronel Adílson Antônio da Silva, do Departamento de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros. “Antes não tínhamos um instrumento que regulamentasse a questão e hoje há propostas em andamento no Congresso Nacional com este fim. Até o momento, no entanto, a IT-41 é o único instrumento legal que nos auxilia no processo de manutenção da segurança das instalações elétricas das edificações”, destaca Antônio Maschietto, Diretor Executivo do Procobre.
O texto da IT-41 fundamenta-se nas prescrições da NBR 5410 – norma que rege as instalações elétricas de baixa tensão – e nos regulamentos das autoridades de concessionárias de energia elétrica. A instrução é resultado de uma proposta apresentada em 2006 pelo Procobre e NEMA Brasil – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos –, em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A instrução estabelece condições mínimas para verificar a existência de medidas e dispositivos essenciais à proteção das pessoas e das instalações elétricas contra possíveis situações de choques elétricos e de risco de incêndio. O Procobre, por meio de seus consultores, colaborou para a redação do Manual de Inspeção Visual – instrumento de vistoria utilizado no ato da inspeção.
Por parte do Corpo de Bombeiros, a IT-41 é vista como um benefício à sociedade. Estatísticas da Corporação de 1999 a 2009 indicavam que 56,1% dos boletins de ocorrência relativos a incêndios tiveram origem intencional, sendo que, dos 43,9% restantes, provocados acidentalmente, 12,7% tiveram origem nas instalações elétricas, primeira colocação entre os fatores acidentais.
É importante destacar que a inspeção visual das instalações é feita por profissional habilitado pelo CREA para este tipo de serviço, seguindo as instruções da IT-41. Após a inspeção, ele entrega para o Bombeiro a declaração de conformidade da instalação devidamente assinada pelo responsável técnico e pelo proprietário da edificação. Somente as obras consideradas em conformidade com as exigências da IT-41 recebem o auto de vistoria emitido pela corporação.
 
Sobre o Procobre - O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundir sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e ao  progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente. Para mais informações visite: www.procobre.org
 
Sobre a International Copper Association - A International Copper Association (ICA) difunde o conhecimento e uso de cobre comunicando os atributos únicos que tornam este elemento sustentável um colaborador essencial para a formação da vida, aos avanços na ciência e tecnologia e à melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Os 43 membros da ICA representam a maioria da produção mundial de cobre refinado e estão entre os maiores produtores de cobre, fabricantes e companhias de cabos e fios.
 
AMS&L

Banner
Banner
Banner

Site Login