CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável anuncia resultado da eleição para o Conselho Deliberativo

13/05/2014 - CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável anuncia resultado da eleição para o Conselho Deliberativo

No dia 06 de maio de 2014, o CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável concluiu o processo eleitoral da entidade com o preenchimento de 19 vagas no Conselho Deliberativo. Sucessor de Marcelo Takaoka na presidência, o engenheiro Carlos Eduardo Garrocho de Almeida é o atual presidente. Os conselheiros eleitos irão cumprir um mandato de três anos com o objetivo de fortalecer a atuação do CBCS para a disseminação de informação e conhecimento sobre sustentabilidade no setor de construção.

Conheça um breve perfil de cada um dos membros do CBCS integrantes do Conselho Deliberativo 2014-2017 e suas áreas de atuação.

Adriana Blay Levisky - Arquiteta urbanista titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo) e atual conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).

Carlos Eduardo Garrocho de Almeida - Atual Presidente do Conselho Deliberativo do CBCS, graduou-se como Engenheiro Civil - EEK e fez duas Pós - graduações: Engenharia de Segurança - UFMG e Engenharia Econômica – FDC. Se especializou em Marketing e Liderança na IMD.  Atuou como membro do Conselho de Administração do CEBDS, membro do Conselho Gestor do Programa de Construção Sustentável da CBIC e Presidente da Câmara Temática de Construção Sustentável do CEBDS.

Cicero Liberal Yagi - Economista graduado e pós-graduado pela FEA-USP. Foi pesquisador e consultor na FIPE e FIA. Participou da elaboração da publicação Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário Residencial realizado pelo CBCS em conjunto com o SECOVI-SP.

Cristina Montenegro - Consultora em governança ambiental global e desenvolvimento sustentável. Foi representante do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil de 2004 a 2011. Seu envolvimento com questões ambientais se iniciou na década de 1990, atuando, inicialmente, como coordenadora da área ambiental do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Diana Csillag - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP com extensão universitária em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (PEC). Realizou mestrado em Engenharia Civil com especialidade em Sustentabilidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente coordena o projeto do Centro de Inovação em Construção Sustentável, CICS.

Fabio Feldmann - Consultor, administrador de empresas e advogado. Deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 - 1998). Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.

Hamilton de França Leite Jr. - Graduado em Administração de Empresas - FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil - Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários - FAAP; Mestre em Engenharia Civil e Urbana - Núcleo de Real Estate/Poli/USP, Hamilton de França Leite Junior é diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário, diretor Estatutário do Secovi-SP, atuando na Vice Presidência de Sustentabilidade (desde 2007).

Laura Marcellini - Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP (1989), com especialização em Administração de Empresas pela FIA-USP (1999). Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de SP (1983). Diretora Técnica da ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, onde atua desde 2006. Representa a entidade no Comitê Técnico do SINAT/PBQP-H/MCidades, no GT Materiais de construção do PBACV - MDIC/INMETRO, no GT Construção Industrializada - ABDI/MDIC e no DECONCIC/FIESP.

Leôncio Pedrosa - É designer de interiores com Curso de Pós-Graduação: Gestão Integrada de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Curso Pós-Graduação: Psicologia nas Organizações. Sócio Proprietário do escritório Luciana Tomas Arquitetos Associados e da Spencer + Pedrosa Representações.

Marcelo Vespoli Takaoka - Engenheiro Civil e Doutor em Engenharia Civil (2009) pela Escola Politécnica da USP. Professor do MBA de Real Estate do POLI- Integra (Programa de Cursos de Extensão da Escola Politécnica).Pesquisador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP. Diretor da Takaoka. Atuou como Presidente do Conselho Deliberativo do CBCS, membro da Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário da BM&F BOVESPA, membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e membro do Conselho Superior da Indústria da Construção - CONSIC da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Olavo Kucker Arantes - Graduado em Engenheiro de Produção Civil - UFSC e Mestre em Engenharia de Produção - UFSC. É Pós-graduado em gestão de novos empreendimentos - ENE, diretor da Bautec Construções e Incorporações, diretor da Sphera Quattro Engenharia e Gerenciamento, diretor da Vento Sul administradora de imóveis, diretor da DUX arquitetura e engenharia bioclimática e Vice-Presidente de meio ambiente e sustentabilidade do SindusCon-Florianópolis.

Orestes Marraccini Gonçalves - Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1974. Mestre, Doutor e Livre-Docente na área de Sistemas Prediais da Poli-USP. Professor Titular, Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Diretor da Tesis - Tecnologia de Sistemas em Engenharia. Membro do Work Group W62- Water Supply and Drainage for Buildings do CIB- International Council for Research and Innovation in Building and Construction, desde 1986. Coordenador técnico do PURA - Programa do Uso Racional da Água da USP, desde 1996. Diretor de Tecnologia da ONG Água e Cidade, desde 2002.

Paulo Augusto Oliveira Itacarambi - Engenheiro civil, com mestrado em administração pública e especialização em planejamento estratégico e coaching organizacional. Atual Presidente Executivo do Uniethos. É fundador e conselheiro da ONG Instituto Polis. Atuou como professor na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Foi Presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da empresa pública Anhembi Turismo e Eventos da Cidade S.Paulo.

Paulo Lisboa - Arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 1981. Pós-graduação em Negócios Imobiliários. Conselheiro e ex Vice-Presidente da AsBea - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Sócio Titular da Paulo Lisboa Arquitetura e membro do CTLU- Câmara Técnica de Legislação Urbanística da Cidade de São Paulo.

Roberto de Souza - Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisador e Diretor de Divisão de Edificações do IPT. Presidente do COBRACON - Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Desde 1990 - Diretor do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações.

Roberto Lamberts - PhD em Engenharia Civil pela University of Leeds, UK. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Lamberts é também coordenador do Labeee (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações), na Universidade Federal de Santa Catarina, onde supervisiona projetos de pesquisa com ênfase em eficiência energética, bioclimatologia e conforto térmico. Foi Presidente da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.

Vahan Agopyan - Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela própria EPUSP (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King's College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da EPUSP e Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, na gestão 2014-2018. Foi conselheiro e vice-presidente do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB) e ainda conselheiro de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto de Engenharia (IE), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Instituto Mauá de Engenharia (IMT).

Vanderley M. John - Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia (2001). Membro do comitê assessor de engenharia civil do CNPQ. Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (incluindo presidência e vice-presidência) e diretor do CB2 da ABNT.

Vera Fernandes Hachich - Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuou como pesquisadora do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Relatora da parte 6 da NBR 15.575, atua nas áreas de engenharia da qualidade, avaliação de desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos tradicionais e inovadores, gestão de programas setoriais da qualidade, tecnologia de produtos, sustentabilidade na construção civil, durabilidade e normalização de componentes e sistemas construtivos na Tesis Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia.

Saiba mais: www.cbcs.org.br
CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

Banner
Banner
Banner

Site Login