Construtivo traz para o Brasil a solução BIMReview

08/05/2014 - Construtivo traz para o Brasil a solução BIMReview
 
Tecnologia inglesa de modelagem de informação da construção é o primeiro software disponível no mercado para ser utilizado diretamente nas obras
 
O Construtivo, companhia especializada em soluções para a gestão de projetos e processos de Engenharia, avança na inovação de uso do BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção) trazendo para o Brasil uma tecnologia inédita para o uso da aplicação diretamente pelos profissionais que atuam no ambiente da obra.
Através de uma parceria exclusiva com a desenvolvedora inglesa ACECad, o Construtivo passa a disponibilizar ao mercado nacional a tecnologia BIMReview. Integrado à solução Colaborativo do Construtivo, a proposta é ampliar o uso da aplicação de colaboração, que realiza o ciclo de revisão de documentos, hoje restrito ao 2D e CAD, para o mundo do BIM.
Isso proporcionará aos engenheiros de obra e responsáveis pelo planejamento e orçamento a facilidade de navegar pelo projeto em 3D para identificar problemas de compatibilização da estrutura e das redes elétrica e hidráulica, gerenciando os elementos para evitar paradas nas obras.
“O BIMReview consegue acessar cada área que está sendo construída para obter informações técnicas, fazer marcações como se fosse um post it na projeção 3D, visualizar uma obra fazendo cortes no projeto e detectar problemas com antecedência, procedimentos que precisariam de vários desenhos para poder explicar contratempos ocorridos para os executores, como engenheiros, pedreiros e fornecedores”, explica Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.
Por se tratar de um produto que necessita de pouca capacidade de processamento, além de ser intuitivo na sua usabilidade, o software pode ser instalado diretamente nas máquinas utilizadas nos canteiros, facilitando a detecção de problemas no decorrer da construção. “Queremos nos tornar um player de software BIM para utilização em obras. Este produto será um diferencial para as construtoras e uma evolução na dinâmica de gerenciamento em campo, pois atualmente o conceito do uso do BIM limita-se ao escritório de projetos, que antecede os procedimentos realizados numa obra”, antecipa o executivo.
Embora seja um visualizador, o BIMReview detém recursos de 4D e detecção de interferências, permitindo que o usuário crie novos parâmetros aos objetos e assim organize seu modelo sob aspectos como datas de entrega, recebimento de material, lotes contratados por empreiteiros e elementos rejeitados. Isso possibilita que o modelo BIM seja inserido na gestão da obra.
E as vantagens não param por ai. Além da facilidade de uso, o treinamento do  BIMReview compreende apenas duas horas do tempo de um profissional versus 30 horas ou mais requerido por softwares similares. Outro diferencial é o baixo custo do aplicativo frente a todas as vantagens inseridas no produto. A solução passa a ser negociada por US$ 800 por usuário, enquanto tecnologias concorrentes são disponibilizadas no mercado pelo valor de aproximadamente US$ 5 mil, o que torna inviável a aplicação em máquinas utilizadas nas obras, limitando o uso apenas em escritórios.
Com a ampliação do seu portfólio, o Construtivo pretende consolidar a sua solução Colaborativo em obras de infraestrutura, deixando de atuar somente no projeto e, com isso, intensificar o seu uso diretamente nas construções. “Nossa expectativa com o BIMReview é dobrar a participação que temos no mercado de incorporação imobiliária, ou seja, construção predial, saltando de 45 clientes para 90 num prazo de um ano”, finaliza Granadeiro.
 
Sobre o Construtivo.com - O Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos (começo, meio e fim) para o mercado de Engenharia, com oferta 100% na nuvem e na modalidade de serviço (SaaS, do inglês Software as a Service), foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol iniciando suas atividades como prestador de serviços na área de tecnologia voltada à construção civil. Em 2004, a operação brasileira se tornou independente e hoje, a Construtivo.com conta com mais de 20.000 usuários, além de ser referência nacional pelo pioneirismo nas ofertas do modelo SaaS (do inglês Software as a Service) e no conceito nuvem para diversas áreas, tais como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.
Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles Andrade Gutierrez, AHE Belo Monte, Voith, Duke Energy, Rumo, Schahin e Raízen, a Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país a Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país.
Detentora de um portfólio completo de soluções colaborativas e de computação gráfica, a meta da companhia é manter-se em evidência entre os fornecedores de tecnologia para o mercado de engenharia civil e arquitetura, estimulando a realização de pesquisas acadêmicas focadas na melhoria da coordenação de projetos e na qualidade das obras, além de expandir o uso de sua aplicação para outros setores, como infraestrutura, gerenciadores de obras, energia, varejo, entre outros. Mais informações: www.construtivo.com
 
IMAGE Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login