Arup apresenta plano estratégico para revitalizar o centro histórico de Barranquilla

07/05/2014 - Arup apresenta plano estratégico para revitalizar o centro histórico de Barranquilla
 
Foco do projeto é permitir o crescimento, mantendo o centro histórico da cidade colombiana
 
A Arup, empresa global de engenharia de projetos, anunciou que apresentou um Plano Diretor Estratégico para o centro da cidade de Barranquilla (Colômbia) à prefeita Elsa Noguera. A Arup conduziu o projeto de planejamento, que se concentra na revitalização do importante centro histórico da cidade.
Dentre os muitos desafios da área, o centro da cidade de Barranquilla foi planejado sem um sistema formal de gestão de águas pluviais, de modo que as chuvas podem causar inundações nas ruas da cidade. Ele também tem uma das mais baixas densidades de área verde por habitante. Além disso, a cidade é caracterizada pelo congestionamento pesado, pequenas ruas ocupadas por vendedores ambulantes, estacionamento sem regulamentação e ambientes descontínuos de ciclistas e pedestres. O Plano Diretor tem como objetivo solucionar estas questões.
O plano estratégico da Arup pretende permitir o crescimento do centro histórico da cidade e manter o apoio à sustentabilidade ambiental e à preparação ante as mudanças climáticas. Os princípios subjacentes ao plano focam na diversificação das atividades econômicas, criação de uma nova rede de espaços públicos para melhorar a acessibilidade e promover um estilo de vida saudável, criação de uma nova agência de gestão para o centro histórico e implantação de um plano para a inclusão social ao longo da estrutura física da cidade. Algumas das estratégias propostas incluem mobilidade urbana e ciclovias, infraestrutura com superfícies permeáveis, áreas de proteção contra inundações e promoção de uma marca ao redor do centro histórico como um destino cultural e turístico.
A prefeita de Barranquilla, Elsa Noguera, saudou o plano estratégico e disse que ele coincide com a sua visão da cidade. O próximo passo, de acordo com ela, é implementar o plano de revitalização do centro histórico.
O diretor de projetos da Arup, Pablo Lazo, disse: "Estamos muito animados com este plano e com o futuro de Barranquilla, porque temos a oportunidade de aprofundar ideias sobre o planejamento da cidade a partir de estratégias urbanas versáteis e sistemas de mobilidade inteligente".
O projeto foi parcialmente financiado pelo Fundo para a Prosperidade do Reino Unido (Fundo de Prosperidade) e pelo FINDETER (Desenvolvimento Territorial Financeiro), organismo para o desenvolvimento da Colômbia, que também financiou e gerenciou esta iniciativa para o Fundo de Prosperidade. A Arup liderou a avaliação de infraestrutura, transporte, mobilidade, sustentabilidade, financiamento e implementação para desenvolver o Plano Diretor.
 
Sobre a Arup - A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. Entre suas obras, realizadas em mais de 160 países, as mais famosas são a Sydney Opera House (Austrália), o trem bala Londres-Paris High Speed 1 (Inglaterra), o centro aquático Cubo D'água (China) e as arenas esportivas Ninho do Pássaro (China) e a Allianz Arena (Alemanha). No Brasil, em São Paulo, a empresa está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Centro Cultural Luz; no Rio de Janeiro, a Arup vem trabalhando em projetos relacionados à Olimpíada de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Fundada em 1946, a empresa tem 11.000 funcionários, em seus 90 escritórios espalhados por 38 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

Race Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login