Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, em Recife, utiliza Bayferrox e transforma o concreto em pedras do sertão

30/04/2014 - Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, em Recife, utiliza Bayferrox e transforma o concreto em pedras do sertão
 
Primeira parte do projeto desenvolvido pelo escritório Brasil Arquitetura foi inaugurada no início do mês de Abril
 
Parte integrante do Projeto Porto Novo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o Complexo Cultural e Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga utiliza em toda a sua estrutura de concreto colorido os pigmentos inorgânicos Bayferrox® da LANXESS. O Porto do Recife está se transformando em um grande polo de turismo, serviço e lazer e promete mudar a paisagem da cidade.
O escritório Brasil Arquitetura é responsável pelo projeto do Museu, que conta a vida e a cultura do sertão nordestino, o cotidiano dos moradores desta região, os sertanejos, e do grande Luiz Gonzaga – Rei do Baião. E o sertão vem à beira mar, no cais do porto no Recife.
Segundo Marcelo Ferraz, arquiteto responsável pelo projeto ao lado de Francisco Fanucci, sócios fundadores do Brasil Arquitetura, a escolha pelos pigmentos se deu pela semelhança que o concreto em ocre garante em relação às pedras do sertão. “Optamos por um material que representasse o arenito do Piauí e contrastasse com o cobogó, rendado branco que recobrirá todo o edifício e será o ponto de destaque da edificação”, destaca Ferraz.
Além da semelhança com as pedras do sertão, os pigmentos inorgânicos Bayferrox® garantem durabilidade ao concreto colorido, pois oferecem excelente resistência à luz e a intempéries, além de serem produzidos através de processos de fabricação amigáveis ao meio ambiente.
Construído no local do antigo Armazém 10 do Porto do Recife, o Complexo Cultural está em uma área de 7.500 m². O espaço foi dividido em duas edificações, nomeadas como Módulo 1 e Módulo 2. O Módulo 1 abriga o Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga e foi  inaugurado no dia 04 de abril pelo governador do estado, Eduardo Campos. Já o Módulo 2, ainda em construção, possui um vão livre de 56 metros de extensão e seis metros de pé-direito com vista para o oceano.
Esta segunda fase conta, ainda, com um edifício de quatro pavimentos, que terá áreas para exposição e um auditório com capacidade para 250 pessoas. De acordo com o escritório de arquitetura, um pedaço do pavimento térreo será aberto, permitindo a formação de uma praça coberta. Na cobertura do prédio serão construídos um restaurante e um jardim. Além disso, em cada lado do edifício terá um corredor iluminado naturalmente pelos cobogós, formando contraste com a estrutura de concreto colorido em um projeto arquitetônico espetacular.
 
Sobre a LANXESS - A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 8,3 bilhões de Euros em 2012. Atualmente conta com cerca de 17.300 funcionários distribuídos em 31 países. A companhia possui 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários. LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) World e FTSE4Good. No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 14 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.200 funcionários, 5 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).
 
Virta Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login