Espaço subterrâneo e recursos naturais

29/04/2014 - Espaço subterrâneo e recursos naturais
 
Em 20 anos, metade da mineração será feita por exploração subterrânea, acreditam especialistas presentes no Congresso Mundial de Túneis
 
O uso do espaço subterrâneo, inclusive em projetos para exploração de recursos naturais, está crescendo gradativamente em todo o mundo. Isso inclui a implementação de infraestrutura subterrânea para minas, hidrelétricas, projetos de óleo e gás, transporte de água, aquecimento geotérmico, entre outros. Este será um dos temas abordados durante o Congresso Mundial de Túneis (World Tunnel Congress 2014 - WTC 2014), que acontece de 9 a 15 de maio em Foz do Iguaçu (PR). O evento é organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis e pela Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA-AITES).
Tendo em vista o uso crescente do espaço subterrâneo para a exploração de recursos naturais, a ITA-AITES está preparando uma série de Cerimônias de Abertura nos WTCs - que acontecem anualmente, cada ano em um país membro da ITA - para abordar assuntos específicos e exigências associadas a esta infraestrutura. A cerimônia será intitulada "Espaço Subterrâneo e Recursos Naturais".
A primeira Cerimônia de Abertura da série, que acontecerá no dia 13 de maio durante o WTC 2014, em Foz do Iguaçu (PR), será especificamente focada na indústria de mineração, que aumentou substancialmente o uso do espaço subterrâneo para infraestrutura de minas e extração de minério. Nesta tendência de crescimento, a indústria de mineração está utilizando mais e mais os métodos subterrâneos, que requerem massiva infraestrutura para instalações temporárias e permanentes.
Atualmente, aproximadamente 80% da produção de minério são derivados de mineração a céu aberto. Uma mudança rápida nesta indústria está prevista para os próximos 20 ou 30 anos, por conta da diminuição de minério disponível em nível superficial, da necessidade de preservação do meio ambiente e do surgimento de novas tecnologias. Estima-se que 50% da produção de minério serão obtidos a partir da mineração subterrânea dentro de 20 anos.
A Cerimônia de Abertura "Espaço Subterrâneo e Recursos Naturais" terá apresentações de palestrantes internacionais renomados na indústria de mineração, que irão mostrar suas percepções sobre os desafios, necessidades, tendências e outras perspectivas no uso do espaço subterrâneo para a indústria de mineração. As palestras serão seguidas por mesas-redondas.
Será uma oportunidade única de reunir os experts da ITA-AITES em túneis e obras subterrâneas e a indústria de mineração num mesmo fórum de discussões para compartilhar conhecimento e fomentar o desenvolvimento conjunto.
 
Programa da Cerimônia de Abertura do WTC 2014 - 13 de maio
1. Abertura da Cerimônia - Espaço Subterrâneo e Recursos Naturais - apresentada por Alexandre Gomes, membro do Comitê Executivo da ITA.
2. Key Lectures (20 minutos cada): palestrantes internacionais trazem suas percepções sobre as soluções existentes, os desafios, as necessidades, as tendências e as perspectivas (aspectos de projeto, construção, operação e segurança) para o uso do espaço subterrâneo para a indústria de mineração.
- Mark Diederichs - Queens University, Canadá
- Fidel Baez - Gerente Corporativo de Tecnologia e Inovação em Mineração da Codelco, Chile
- Frode M. Nilsen, CEO da Leonhard Nilsen & Sønner AS (LNS), Noruega
- Sergio Britto, BVP Engenharia, Brasil
3. Mesa-redonda com palestrantes e público (cerca de 50 minutos) - moderada por Alexandre Gomes, membro do Conselho Executivo da ITA.
Discussão com os palestrantes e a plateia sobre desafios globais e oportunidades para o uso do espaço subterrâneo no setor de mineração.
4. Conclusões e plano de ação
- Yann Leblais - diretor global de infraestrutura da Arcadis
 
Em Termos Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login