Projeto Aliah premia melhores ideias do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde

23/04/2012 - Projeto Aliah premia melhores ideias do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde

Iniciativa irá construir e operar de forma sustentável o primeiro complexo turístico hoteleiro verde do Brasil
 
Está concluída a primeira edição do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde, promovido pelo Projeto Aliah. A premiação ocorreu no último dia 30 de março, em evento do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) durante a Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção Civil no Anhembi. Na ocasião foram apresentados os vencedores e seus projetos.
O gerente técnico do GBC Brasil Marcos Casado, um dos jurados do concurso, fez a abertura da cerimônia. Em seguida, a idealizadora do projeto, Adriana Mallet apresentou a trajetória do Aliah e a importância da implantação do hotel, que será construído na cidade de Bragança Paulista, a cerca de 80 quilômetros da cidade de São Paulo. Com a missão de suprir demandas durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o empreendimento pretende deixar um legado positivo à região.
“O Aliah é um projeto que vai construir e operar de forma sustentável o primeiro complexo turístico hoteleiro verde do Brasil, um espaço de vivência dos conceitos de sustentabilidade aplicados à prática”, afirmou durante a cerimônia Adriana, que agora pretende levar o concurso a outras cidades-sede da Copa, com próxima parada no Rio de Janeiro.
As equipes vencedoras reuniram jovens arquitetos do Estado de São Paulo, com no máximo cinco anos de formação como Ricardo Felipe Gonçalves, representante do grupo que consquistou o primeiro lugar e o prêmio de R$ 12 mil. “Nos interessamos pelas premissas do Aliah de incorporar a questão da sustentabilidade com seriedade, pois muitas vezes o conceito acaba banalizado em empreendimentos que só o utilizam como marketing. Estamos muito animados para fazer o projeto virar uma realidade para a Copa de 2014”, comentou o arquiteto durante o evento.
Composta por seis integrantes, a equipe vencedora é resultado de uma parceria entre os escritórios Hiperstudio e Arkiz. Segundo o júri, o grupo apresentou um projeto abrangente, de qualidade técnica superior e condizente aos requisitos do concurso.
Siegbert Zanettini, membro do júri e responsável pelo projeto do hotel, falou sobre a iniciativa do concurso e seu resultado. Na próxima etapa, o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP vai trabalhar o desenvolvimento da ideia para o hotel junto com os vencedores. “O Projeto Aliah foi uma grata surpresa tanto como ideia quanto pelos conceitos adotados e a organização. O projeto vencedor possui premissas técnicas e estéticas que serão enriquecidas pela direção, coordenação e complementação de nossa equipe”, declara Zanettini. Para a operação do empreendimento, o Projeto Aliah firmou parceria com a bandeira Vert Hotéis, marca que tem a sustentabilidade como pilar.
 
Modelo de negócio sustentável
A localização escolhida para a construção do complexo hoteleiro é estratégica pela proximidade de São Paulo e o fácil acesso aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. A região de Bragança Paulista vem sendo apontada pelo mercado imobiliário como um polo em franco desenvolvimento e com excelente potencial para crescimento urbano estruturado. O empreendimento terá 108 apartamentos e poderá receber até 400 hóspedes.
O panorama do mercado de hotelaria e turismo brasileiro aponta um crescimento de 79% no fluxo internacional de turistas até 2014. Além de suprir essa demanda, o Projeto Aliah busca se tornar uma vitrine de práticas eficientes com a construção do primeiro complexo hoteleiro sustentável para convenções e lazer do país. A iniciativa também agrega uma função social, já que pretende utilizar mão de obra presidial na construção do hotel, contribuindo para a reinserção da população carcerária no mercado de trabalho.
O concurso de projetos arquitetônicos teve entre seus critérios de avaliação o uso de materiais sustentáveis, a eficiência energética dos edifícios, além de propostas para o uso racional da água e para adequada gestão de resíduos sólidos.
 
Parceria
O Projeto Aliah tem o apoio da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento, que foi representada na cerimônia de premiação pelo gerente de negócios Rodolfo Borella. “O evento organizado e idealizado pelo Projeto Aliah e apoiado por nós coroou a parceria de sucesso, que ainda vai render bons projetos que melhorem a qualidade de vida da população”, destaca Borella.
A iniciativa também é patrocinada pelo grupo CemDez, que atua na identificação de oportunidades de investimentos nos setores de infraestrutura, construção, eventos e turismo. É formado pelas empresas CemDez Eventos, CemDez Construtora e TD Construtora. O Projeto Aliah tem ainda o reconhecimento e o apoio dos principais órgãos e entidades nacionais relacionadas à construção verde. Entre eles, estão a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).
 
Sobre a Aliah
Aliah em hebraico significa evolução. A Aliah é uma empresa que atua no desenvolvimento e gerenciamento de projetos e na prestação de consultoria para gerir ou aprimorar empreendimentos que sejam rentáveis, ao mesmo tempo em que proporcionam impacto socioambiental positivo. Trata-se de um trabalho que busca a expansão do negócio como uma oportunidade de transformar o mundo em um lugar melhor para todos. 
Mais informações: www.projetoaliah.com.br

Banner
Banner
Banner

Site Login