Morador de apartamento agora deve seguir regras da ABNT para reformar

22/04/2014 - Morador de apartamento agora deve seguir regras da ABNT para reformar
 
Normativa prevê roteiro de procedimentos formais a serem seguidos antes, durante e depois da realização de qualquer intervenção, para preservar a segurança dos edifícios
 
Os moradores de apartamentos residenciais de São Paulo e de todo o Brasil devem seguir a partir de agora uma nova norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para obras no interior da unidade. O alerta é da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado.
A norma NBR 16.280 da ABNT (Sistema de Gestão de Edificações), que também vale para reformas em áreas comuns mas inclui também os apartamento, estabelece regras que englobam desde o momento do projeto da obra, passado pela execução e os efeitos decorrentes da efetiva realização.
É necessário elaborar um roteiro prévio dos procedimentos formais a serem seguidos em qualquer intervenção física, com exceção daquelas a serem feitas a título de manutenção.
Como responsável legal pelos condomínios, os síndicos precisam estar atentos à mudança, uma vez que toda a documentação referente às reformas, incluindo dos apartamentos, devem estar em conformidade com todos os quesitos estabelecidos na normativa da ABNT.
“É fundamental que os documentos referentes às reformas sejam encaminhados para análise técnica e legal, feita por profissional habilitado que tenha conhecimentos técnicos suficientes para deferir ou indeferir o projeto, com argumentos e justificativas plausíveis e em consonância com a convenção e o regulamento interno do condomínio”, afirma a engenheira Raquel Tomasini, gerente da Lello.
Para os 1,7 mil condomínios que administra na capital, ABC, interior e litoral do Estado, a Lello colocou à disposição o seu Centro de Atendimento Técnico (CAT), que possui profissionais especialistas e qualificados para propor soluções técnicas aos condomínios em relação à nova norma da ABNT.
Além da realização de vistorias indicativas, do controle da agenda de obrigações de manutenção, dos orçamentos técnicos e de providências diversas em concessionárias e prefeituras, o CAT da Lello dispõe de um conjunto de produtos e serviços bastante completo para atender a demanda decorrente da aplicação desta Norma, respaldando os síndicos com um parecer técnico prévio e garantindo segurança a todos e a transparência da gestão.
 
Lello Condomínios
Assessoria de Imprensa

Banner
Banner
Banner

Site Login