STEMAC otimiza gestão da produção com consultoria do Grupo Meta

16/04/2014 - STEMAC otimiza gestão da produção com consultoria do Grupo Meta
 
Empresa trabalhava no modelo de fabricação sob encomenda, que previa a entrega do equipamento customizado para o cliente em um único momento. A partir de abril de 2013, passou a adotar o modelo projetos sob encomenda, que  tem como um dos principais beneficios a entrega do equipamento em módulos, podendo prever o controle integrado desde o ingresso do pedido na empresa até a instalação do equipamento no cliente
 
Líder nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a STEMAC identificou recentemente a necessidade de implantar um novo modelo de gestão da sua cadeia de produção. A empresa, que utilizava o MTO (Make to Order, ou fabricação sob encomenda) desde a implantação do ERP SAP, buscou evoluir seus processos operacionais e gerenciais devido a mudanças no ambiente de negócios, como o aumento na demanda dos clientes por soluções em energia para grandes obras. Em meio a este desafio, ocasionado pelo crescimento natural do negócio, a STEMAC firmou uma parceria com o Grupo Meta, empresa referência no mercado de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação, para efetuar o projeto de implantação do processo de ETO (Engineer to Order, ou projeto sob encomenda).  Este modelo prevê o controle integrado desde o ingresso do pedido na empresa até o início da operação do equipamento no cliente, onde cada venda é controlada como um novo projeto.
Para Sergio Ucoski, Gerente de TI da STEMAC, o principal benefício do novo sistema foi garantir o controle integrado da cadeia. “Conseguimos manter uma visão holística de todos os processos, permitindo o trabalho simultâneo de diversas áreas no mesmo projeto, com conceitos de produto alinhados entre as engenharias. Isso nos garante um maior controle sobre todo o ciclo de fornecimento ao cliente, através das melhores práticas oferecidas pelo SAP, como ampliação do sistema para planejamento de Suprimentos, Produção e análise de capacidade da Indústria”, afirma.
Ao todo foram envolvidas 11 áreas de negócio diferentes no projeto, dentre elas Vendas, Orçamento, Engenharia, Materiais, Suprimentos, Produção, Qualidade, Logística, Financeira, Controladoria e Assistência Técnica. “Apesar da complexidade da operação, temos hoje total controle sobre nossa cadeia de produção, facilitando a apuração dos resultados por projeto, por exemplo, por meio do monitoramento dos valores orçados e realizados. Isso gera melhores feedbacks para a área de Orçamentos, além de uma otimização dos processos de controle e movimentação de estoque”, conta.
Outros benefícios apontados pelo executivo são ainda uma redução de retrabalhos existentes em função de controles manuais e paralelos; a possibilidade de fabricação por partes, otimizando o planejamento e permitindo maiores flexibilidade e produtividade, de modo a ser possível alterar tecnicamente um produto sem mudá-lo comercial e conceitualmente; e a maior facilidade para remessas parciais de materiais, com mais planejamento logístico, rastreabilidade e redução nos custos com remessas extraordinárias.
 
Sobre o Grupo Meta - O Grupo Meta é hoje referência na área de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação, com foco em diagnóstico, criação e implementação de projetos que rentabilizem o negócio. Para isso, a empresa conta com uma unidade de Consultoria e Inovação altamente especializada em processos, metodologia de desenvolvimento, engenharia de software e gestão de projetos, além das unidades especialistas em tecnologia com expertise em Outsourcing e o Centro de Competência exclusivo para a Suíte de Aplicativos SAP. Com 24 anos de atuação, o Grupo Meta conta hoje com colaboradores espalhados por escritórios nos principais centros econômicos do Brasil, incluindo São Paulo (sede), Rio Grande do Sul e Paraná, que atendem 315 clientes, além de realizar projetos em 16 outros países.
 
BRSA - branding and sales

Banner
Banner
Banner

Site Login