RICS apoia Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações do Ibape

16/04/2014 - RICS apoia Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações do Ibape
 
A Roy al Institution of Chartered Surveyors (RICS) participa como patrocinadora no Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações promovido pelo IBAPE e que que reunirá profissionais do mercado de imóveis em Brasilia. O evento (16.4) discutiu aspectos legais de desapropriação de imóveis, ferramentas para cálculo de IPTU, reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de engenharia civil, entre outros temas importantes para o setor de Engenharia de Avaliações.
Em 2012, a RICS e o Ibape-Nacional assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) com o objetivo de trabalhar em conjunto para elevar os padrões no mercado imobiliário e, promover maior transparência e profissionalismo no setor de modo a beneficiar o bem comum e propiciar um ambiente favorável a atrair investidores internacionais.
Em abril de 2013, as duas entidades realizaram em São Paulo o primeiro Seminário de Normas Internacionais de Avaliação para o mercado imobiliário Brasileiro que contou com a presença de mais de 100 profissionais de avaliação, auditoria, contabilidade, setor bancário com avaliação de bens e estudantes das áreas da gestão, economia, engenharia e arquitetura. "Nosso objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais brasileiros e para a evolução do setor como um todo", diz Márcia Ferrari, gerente nacional da RICS.
Em março deste ano a RICS lançou o Red Book Brasil e para realização do mesmo pode contar com a valiosa contribuição de importantes membros do IBAPE tais como Osório Gatto, Carlos Eduardo Cardoso, Eduardo Rottmann e Octávio Galvão  O "RICS - Normas Profissionais de Avaliação", conhecido como "Red Book", é um manual de práticas para profissionais e empresas que prestam serviços de avaliação e diagnóstico de empreendimentos imobiliários, sendo a principal referência global para o assunto.  Publicado desde os anos 1970, este importante guia já é usado em 146 países e norteia o trabalho dos membros da RICS em todo o mundo.  O livro oferece uma metodologia internacional para auxiliar a produção de relatórios de avaliação de imóveis. A divulgação do Red Book em português, amplia as possibilidades de atuação dos profissionais brasileiros no cenário internacional. "Os fluxos financeiros hoje não se limit am a fronteiras geográficas, mas buscam oportunidades em esfera global O uso do Red Book garante transparência aos negócios para investidores, brasileiros ou estrangeiros", comenta Márcia Ferrari.
Os próximos passos da RICS junto ao Ibape é ampliar a divulgação do conhecimento sobre avaliação internacional através de seminários que abordem o tema ainda em 2014. Em adição, as entidades já iniciaram o processo que visa viabilizar o processo conhecido por RICS Associate Direct Entry. O RICS Associate Direct Entry permite que profissionais do setor de propriedade e construção tornem-se membros da RICS sem passar pelo processo padrão, desde que possuam os requisitos necessários e, principalmente, que tenham participado de um curso de qualificação aprovado pela RICS ou que já sejam membros de uma entidade reconhecida, no caso específico o Ibape.
Para mais informações sobre o Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações, visite: http://www.ibapedf.org.br/index.php/cursos-e-eventos/14-ii-seminario-nacional-de-engenharia-de-avaliacoes

Sobre a RICS - A Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) é uma instituição independente que foi estabelecida no Reino Unido em 1868. Presente em 146 países, a RICS é líder mundial em qualificação profissional nas áreas de terras/terrenos, propriedades e construção, possui mais de 110 mil membros, entre executivos e profissionais renomados do setor.
No Brasil desde novembro de 2011, a RICS trabalha em cooperação com membros e entidades nacionais de modo a elevar o padrão de excelência profissional das atividades que compõem o ciclo imobiliário, beneficiando a sociedade. No campo de capacitação e conhecimento, a instituição oferece treinamentos customizados in-company, cursos online e presenciais. Atualmente são mais de 140 membros no país que podem ser facilmente identificados pelas siglas MRICS (Member) ou FRICS (Fellow. As mesmas são facilmente identificadas no mundo dos negócios internacionais e que representam credibilidade e excelência técnica, e Ética e Regras de Conduta  dos profissionais que comprovaram sua qualidade perante o rigoroso critério da RICS. Para saber mais: http://www.rics.org/br

Entrelinhas

Banner
Banner
Banner

Site Login