Siemens apoia o estádio de Brasília a se tornar a arena esportiva mais sustentável do mundo

11/06/2013 - Siemens apoia o estádio de Brasília a se tornar a arena esportiva mais sustentável do mundo
 
-Siemens fornece tecnologia de segurança e tecnologia de automação para as áreas de segurança do trabalho e construção
-O Mané Garrincha é o primeiro estádio do mundo a se candidatar à obtenção da certificação de sustentabilidade LEED Platinum
-Tecnologia da Siemens ajuda a reduzir emissões de CO2
 
A Siemens está fornecendo tecnologia para Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília, a arena esportiva mais moderna e sustentável a ser construída na América Latina. A empresa foi contratada para fornecer equipamentos de alta tecnologia, produtos e sistemas de automação para as áreas de segurança, construção e segurança do trabalho para o estádio que irá sediar a abertura da Copa das Confederações em 2013 e sete jogos da Copa do Mundo, em 2014. Com as soluções tecnológicas mais sofisticadas já utilizadas no Brasil, o estádio será uma das estruturas mais avançadas de seu tipo no mundo.
As tecnologias verdes da Siemens podem reduzir o desperdício no estádio, controlando o consumo de água e energia. Além de auxiliar o Mané Garrincha a se tornar ainda mais sustentável, os sistemas também contribuirão para que o estádio seja a primeira arena de esportes do mundo a receber a certificação de sustentabilidade LEED Platinum, um status alcançado apenas por edifícios que satisfazem os mais altos padrões ambientais.
O software de automação predial da Siemens, instalado no estádio, atende aos requisitos de certificação da LEED, uma vez que controla o consumo, a medição e utilização de água e energia, o uso de ar condicionado e a integração dos sistemas de detecção de incêndio, alarme e sistemas de segurança.
"As tecnologias e soluções da Siemens estão instaladas em um dos estádios mais modernos do mundo. Participar da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília é motivo de grande orgulho para nós, uma vez que o projeto será um importante legado à Capital Federal do Brasil ", afirma Guilherme Mendonça, diretor do Setor de  Infraestrutura e Cidades (IC) da Siemens no Brasil.
O acordo celebrado com o Consórcio Brasília 2014, que inclui as construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia, prevê o fornecimento de mais de 400 câmeras de vigilância, 150 catracas para o controle de acesso em cerca de 6.000 pontos de controle e aproximadamente 6.000 pontos de detecção de incêndio.
Além das tecnologias de automação de construção, o projeto inclui sistemas de TI e som fornecidos juntamente com as demais empresas parceiras para o estádio que, com uma capacidade para 70.000 pessoas, é a segunda  maior arena esportiva do Brasil. Essas tecnologias e soluções já estão presentes nas mais avançadas e rentáveis ​​instalações desportivas da Europa, como a Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.
 
A tecnologia de ponta garante maior segurança
Utilizando a tecnologia de câmeras de última geração, o sistema de CCTV fornecido pela Siemens é capaz de identificar espectadores em todas as arquibancadas do estádio. O sistema, gerido pelo software de alta capacidade de processamento, oferece o  acesso hierárquico via senha, de modo que as organizações responsáveis pela segurança do estádio (polícia, bombeiros e segurança privada) podem identificar possíveis problemas e tomar as medidas adequadas.
Ao integrar o banco de dados com os mais diversos sistemas de venda de ingressos, o sistema de controle de acesso permitirá que os operadores da arena promovam uma ampla variedade de eventos. As catracas, nos pontos de entrada da arena, serão capazes de ler todas as tecnologias de identificação atualmente disponíveis, tais como códigos de barras 1D e 2D, mifare e smartcards. Os dados do sistema serão totalmente criptografados, tornando as operações mais seguras e impedindo a falsificação de bilhetes. O sistema também protegerá as áreas técnicas no estádio e os operadores não precisarão carregar chaves para abrir as inúmeras portas da arena.
Todas as tecnologias fornecidas serão integradas em um centro de comando e controle. Isso fará com que seja possível acessar os sistemas do estádio e operá-los por meio de uma única tela. As soluções da Siemens já foram utilizadas em mais de 150 instalações esportivas em todo o mundo - incluindo a Allianz Arena, na Alemanha, o Estádio Gdansk, na Polônia e oito arenas na África do Sul.
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil
A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de 9 mil colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.
O Setor Infrastructure & Cities da Siemens, com aproximadamente 87.000 colaboradores, oferece tecnologias sustentáveis para áreas metropolitanas e suas infraestruturas, que incluem soluções integradas de mobilidade, tecnologia predial e de segurança, distribuição de energia, aplicativos para redes inteligentes, e produtos de baixa e média tensão. O Setor abrange as Divisões Rail Systems, Mobility and Logistics, Low and Medium Voltage, Smart Grid, Building Technologies e a Osram AG. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities.
 
CDI Public Relations

Banner
Banner
Banner

Site Login