Eluma oferece tubos e conexões para instalações de água e gás e sistemas de aquecimento solar

29/03/2012 - Eluma oferece tubos e conexões para instalações de água e gás e sistemas de aquecimento solar

Empresa oferece produtos em cobre, metal que suporta altas temperaturas é ecologicamente correto e possibilita maior durabilidade e segurança
 
A oferta de soluções eficazes e ecologicamente corretas está ganhando espaço dentro da construção civil, por isso o aproveitamento de recursos renováveis como a energia solar - fonte inesgotável e gratuita - está em evidência.
A Eluma, marca da Paranapanema, vem se destacando principalmente no desenvolvimento de sistemas de calefação e de aquecimento solar. Com atuação nacional, dispõe de componentes para a fabricação de placas à base de cobre, metal que se sobressai nesses sistemas devido as suas propriedades, dentre elas alta condutibilidade e melhor desempenho e rendimento na absorção de radiação solar.
Além de melhorar a eficiência, o cobre permite a modernização nos processos de fabricação, pois é possível desenvolver coletoras mais finas e mais leves, diminuindo, inclusive, a sobrecarga do sistema sobre os telhados sem perder a eficiência térmica, o que torna o produto a matéria-prima ideal para esse tipo de aplicação.
O metal também vem sendo utilizado na distribuição da água quente gerada pelo sistema, com a vantagem de ser um item de fácil manuseio e instalação, além de suportar altas temperaturas por longo espaço de tempo, resistir à dilatação e contrações e não sofrer envelhecimento quando exposto à luz solar. Outro benefício é sua capacidade de resistência à variação de ciclos de pressão e temperatura, possibilitando melhor aproveitamento dos benefícios da energia solar nas residências e estabelecimentos comerciais.
 
Instalação de gás nas residências
Nos últimos anos, o desenvolvimento de gás combustível no setor residencial levou as indústrias a investirem em tecnologia e soluções que oferecem maior custo/benefício em todas as etapas da utilização de materiais aplicáveis às redes de gás, desde o transporte e armazenamento até a construção.
Com participação crescente nesse segmento, a Eluma oferece uma linha completa de tubos de cobre sem costura com várias dimensões, de 15 mm (“1/2”) a 104 mm (“4”), de tubos de cobre flexíveis de 3/16” a 3/4", conexões de cobre e bronze de 15 mm (“1/2”) a 104 mm (“4”), além de acessórios para soldagem.
O mix variado de Tubos de Cobre sem Costura e Conexões de Cobre e Bronze da Eluma, utilizados nas redes de água quente e fria e de gás (GNV e GLP), são fabricados de acordo com rígidos padrões internacionais e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e NBR 11720. Esses itens se destacam principalmente por serem de cobre, já que o metal suporta altas temperaturas é ecologicamente correto e possibilita maior durabilidade e segurança.
Por ser a única marca brasileira a produzir tubos e conexões, a Eluma garante o encaixe perfeito desses produtos proporcionando melhor desempenho. Outra vantagem é que as conexões com Anel de Solda Eluma têm as mesmas características das sem solda, além de possuírem um anel interno com estanho na quantidade exata para soldagem.
 
 
LINHA COMPLETA DE PRODUTOS ELUMA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
•TUBOS HIDROLAR
Os tubos de cobre HIDROLAR são rígidos, sem costura, fabricados pelo processo de extrusão e em seguida calibrados nos diâmetros comerciais por trefilação. São produzidos de acordo com a norma ABNT-NBR 13206. Sua composição química exige um mínimo de 99,9% de cobre. Possuem boa resistência química, à corrosão e mecânica; pouca tendência a incrustação; longa vida útil; fácil manuseio e são recicláveis. São acoplados com conexões de cobre ou bronze por soldagem capilar. De acordo com a aplicação e identificação em baixo relevo e gravação a tinta em sua superfície, são especificados em três classes.
• CLASSE E - Identificados por tampões plásticos na cor Verde. São indicados para instalações de água fria e água quente, gás, instalações de combate a incêndio por hidrante e sprinklers.
• CLASSE A - Identificados por tampões plásticos na cor Amarela. São ideais para todas as aplicações de tubos classe E, bem como para instalações de gases combustíveis e medicinais.
• CLASSE I - Identificados por tampões plásticos na cor Azul. São utilizados em todas as aplicações de tubos classe A, bem como nas instalações industriais de alta pressão e vapor.
 
• TUBOS SOLAR
Tubos rígidos sem costura, fabricados pelo processo de extrusão e em seguida calibrados nos diâmetros comerciais por trefilação. Sua composição química é de 99,9% de cobre. São aplicados na fabricação de coletores solares para água quente.
 
• TUBOS ELUMAGÁS
Tubos produzidos sem costura, com processo de fabricação semelhante aos tubos HIDROLAR e SOLAR, recebendo tratamento térmico posterior a trefilação, tornando-se flexíveis. São utilizados em instalações de gás para interligações com aparelhos (medidores de gás, botijões etc.). São fornecidos em rolos. Normas Técnicas de Instalação: NBR 13523, NBR 13932, NBR 13933 e NBR 14570.
 
· CONEXÕES
A Eluma possui a mais completa linha de conexões obedecendo, em sua composição e fabricação, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 11.720. As conexões são produzidas em cobre e bronze, nas linhas soldáveis (com ou sem anel de solda), rosqueáveis, ELUMAPLAST, NPT, flangeadas e ELUMARAPID
 
• CONEXÕES SOLDÀVEIS
Possuem perfeito ajuste aos tubos de cobre HIDROLAR® ELUMA, atendendo a todas as classes (A, E e I), através de soldagem capilar. São fornecidas com anel ou sem anel de solda.
 
• ROSCA X ROSCA
Conexões produzidas em bronze, utilizadas nas interligações de materiais, cavaletes, torneiras e chuveiros.
 
ELUMAPLAST
É a conexão ideal para ser utilizada com tubos de PVC. Produzidas em bronze com anel de junção em PVC, são unidas aos tubos com o uso de cola. Não ressecam e oferecem maior aderência com argamassa. Indicadas para uso nos pontos terminais como: chuveiros elétricos, torneiras, registros e outros.
 
• CONEXÕES NPT
Conexões produzidas em bronze são utilizadas nas interligações de Tubos de Cobre HIDROLAR® Eluma (por soldagem capilar) com acessórios que possuem o mesmo padrão de rosca (NPT).
 
• FLANGEADAS
Projetadas para atender a linha de tubos flexíveis, oferecem um novo conceito de instalação hidráulica. As conexões flangeadas são versáteis, práticas e eficazes, perfeitas para o sistema de ponto a ponto.
 
• ELUMARAPID
ELUMARAPID é a nova solução para uma união rápida e eficiente entre os tubos de cobre HIDROLAR com uma completa linha de itens, capaz de solucionar as mais variadas situações em instalações hidráulicas para água quente e fria.
 
 
SOBRE A ELUMA
Líder no mercado há 68 anos, a Eluma – a Marca do Cobre conta com amplo portfólio que engloba Tubos e Conexões, Barras de Perfis de cobre e latão, Arames com esses mesmos materiais, Vergalhão Furado, Tubos industriais, Cabos Flexíveis e Laminados, além de uma linha completa de acessórios como Pasta Especifica para Soldagem, Solda (sem chumbo), Escova, ELUMAFLEX, Flangeador para tubos de cobre flexível, Cortador de Tubos de cobre, Maçarico Portátil para soldagem e Refil de Gás Propano.  Presente em 65% das lojas de materiais de construção do Brasil (IBOPE 2010), parte da sua produção também é exportada para mais de 30 países.
Um dos momentos significativos da sua história de sucesso foi a sua incorporação em 2010 pela Paranapanema, maior produtora integrada de cobre refinado no País e líder de vendas no mercado brasileiro, o que a torna a maior empresa nacional da cadeia do cobre.
A linha de produtos da marca é fabricada em duas unidades fabris localizadas em Santo André (SP) e em uma terceira em Serra (ES), compondo um parque industrial que totaliza uma área de 500 mil m².

www.eluma.com.br
www.paranapanema.com.br

Banner
Banner
Banner

Site Login