Construtoras adotam selo Empreendedor AQUA

20/09/2016 - Construtoras adotam selo Empreendedor AQUA
 
Empreendimentos novos buscam ALTA QUALIDADE ambiental certificada
 
Cresce a tendência no mercado das construções sustentáveis em que as empresas do setor firmam o compromisso de certificar todos os novos projetos com o selo AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini. É o caso da Tarjab, Trisul e BKO que estão se programando para submeter os novos empreendimentos à avaliação ambiental e assim buscarem o selo Empreendedor AQUA.
Duas construtoras já haviam atingido esse feito. A Even que foi a primeira e, em 2012, assumiu o compromisso em São Paulo e no Rio de Janeiro e hoje conta com 52 empreendimentos com a chancela ou em processo; e a construtora Rio Verde, que atua no interior de São Paulo, na região próxima a Campinas, e desde 2014 se tornou empreendedora AQUA, alcançando 9 empreendimentos certificados até o momento.
Pela regra da Fundação Vanzolini, somente a partir da quarta certificação AQUA-HQE a construtora pode receber o selo. De acordo com Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da certificação, “esse desafio exige um alto compromisso do empreendedor, que corresponde à busca permanente das melhores condições de conforto e saúde e menor impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos, como padrão incorporado na empresa”.
As construtoras declaram que não são necessárias muitas adaptações nos processos produtivos para atenderem ao referencial técnico. Para Roberto Pastor, diretor Técnico da Trisul, “a certificação AQUA-HQE comprova a alta qualidade ambiental dos produtos da Trisul e gera, para o usuário final, uma economia direta no consumo de água e de energia elétrica”, afirma.
De acordo com Sérgio Domingues, diretor-técnico da Tarjab, “este reconhecimento é a validação de todo o trabalho desenvolvido em torno da sustentabilidade. A empresa acredita que as construções sustentáveis apresentam maior vida útil, custo reduzido de operação e manutenção simplificada e serão mais valorizadas em relação às convencionais”.
Para a BKO, segundo o diretor de operações, Mario Giangrande, “um empreendimento tem que fazer bem para a rua, para o bairro, para a cidade, como pequenas ondas que inspiram quem está por perto, ganham força e se espalham por todos os lugares”.
Na maioria dos projetos realizados pelas construtoras e certificados os usuários terão a experiência de viver em edificações projetadas e construídas seguindo parâmetros técnicos de sustentabilidade, que proporcionam saúde e conforto.
Para o diretor de Incorporação da Even, Marcelo Dzik, "os 52 empreendimentos certificados ou em processo de certificação representam 104 torres, 12.461 unidades habitacionais e 1.335.417,98 m² de área construída e afirmam o compromisso da empresa com a sustentabilidade”.
Já Daniel Peres, diretor da construtora Rio Verde, afirma que “ser Empreendedor AQUA agrega valor aos produtos, já que os empreendimentos oferecem maior conforto ambiental (térmico, acústico e visual), redução dos consumos de água e energia, materiais com qualidade comprovada, entre outros benefícios, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos moradores”.
 
Ateliê de Textos

Banner
Banner

 

Site Login