Jornada de trabalho de motoristas pode ser controlada com ajuda da telemetria

15/09/2016 - Jornada de trabalho de motoristas pode ser controlada com ajuda da telemetria
 
Especialista no assunto explica como as empresas e motoristas podem usar a tecnologia a favor
 
A Lei nº 13.103, conhecida como a de Lei dos Caminhoneiros, trouxe diversas mudanças para o segmento de transportes e também para os motoristas, uma vez que estabelece regras para o exercício da profissão.
As regras que a lei prevê são:
-O trabalho do motorista inicia a partir do primeiro movimento, ou seja, assim que ele liga o veículo;
-A direção pode ser contínua com limite de 5 horas e meia com intervalo de 30 minutos;
-Descanso obrigatório pode ser fracionado durante a jornada, no período de no mínimo 10 minutos e no máximo de 30 minutos;
-Deve haver repouso de 11 horas entre uma jornada e outra;
-Pode-se fracionar o interstício em no máximo de 3 horas dentro da jornada de trabalho. Esse período será acrescentado ao descanso obrigatório;
Diante desses pontos que devem ser obedecidos, as empresas se veem diante da seguinte situação: como controlar de forma correta todos os horários? No caso dos motoristas, como saber se o trabalho será monitorado corretamente, com base na lei?
Isso porque, os dados devem estar disponíveis por, pelo menos, cinco anos. Já a medição é por motorista, independente do veículo que ele usa, e ele deve receber o extrato da sua jornada. Outro ponto importante é que a solução usada pela empresa deve ser integrada ao software de RH.
 
Telemetria
Para fazer a gestão do motorista, a telemetria é a peça mais importante, pois ao mesmo tempo em que controla as horas trabalhadas, é uma ferramenta que ajuda a criar uma cultura de segurança junto aos motoristas brasileiros.
Com base em soluções embarcadas nos veículos, transportadoras e embarcadoras podem acompanhar tudo o que acontece quando seus veículos saem para as ruas, desde o tempo que a carga leva para chegar até o destino ou como os motoristas estão dirigindo.
No caso da Jornada de Trabalho, a MiX Telematics criou um software com sistema automático; basta o condutor se identificar por meio da Chave Azul. Assim, o início da viagem é contabilizado a partir do momento em que o motorista inicia a sua atividade ou permanece a disposição da empresa.
O tempo em espera é contabilizado por locais pré-definidos pela empresa; a refeição é apontada a partir da parada de uma hora contínua dentro do período de refeição Exemplo: entre 10h30 e 16h30, se o motorista fizer parada de uma hora, o sistema entende que é uma refeição.
Outro ponto é que os acordos sindicais são inseridos no sistema de acordo com o Manual Controle de Jornada.
O software de Jornada de Trabalho da MiX Telematics pode ser usado por qualquer tipo de frota: cargas perigosas, óleo & gás, construção e mineração, transporte, logística, passageiros, frota de distribuição (caminhões e vans), frota leve (vendas, serviços, inspetores etc.) e motocicletas.
Uma vantagem do software MiX Telematics é que ele oferece um aplicativo gratuito para Android, que permite ao motorista fazer as marcações necessárias, independentemente de sinal de operadora de telefonia.
De acordo com Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics, "os benefícios da telemetria incluem a redução de acidentes, melhoria do bem estar e segurança do motorista e, consequentemente dos passageiros, maior conscientização da comunidade e da responsabilidade social, além da redução de mortes no trânsito e redução dos custos relacionados a acidentes”, enfatiza Munhoz.
 
Relatórios
O sistema gera relatórios completos para o gestor da frota e a área de recursos humanos, o que facilita muito o processo, além de eliminar a antigas papeletas, que não refletiam exatamente a realidade das jornadas dos motoristas.
Munhoz ainda destaca que as empresas conseguem criar um ranking dos melhores e piores motoristas e, assim, premiar quem teve bom desempenho e incentivar quem precisa melhorar. Ganham os dois lados, pois a transportadora sabe que sua carga está em boas mãos, e o motorista se desenvolve cada vez mais, tornando-se um profissional consciente, eficiente e que terá o máximo de segurança nas suas viagens.
O software de jornada de trabalho da MiX Telematics permite ao cliente acompanhar a jornada do motorista online, possibilitando ao gestor da frota tomar decisões estratégicas da empresa, como pagamento de horas extras, excessos de tempo de direção, tempo restante para o fim da jornada, entre outros.
As soluções de telemetria são destinadas às indústrias e transportadoras que precisam gerir suas frotas, garantir a segurança do motorista e rastrear seus veículos com eficiência. Além disso, essa tecnologia contribui para diminuir o impacto no meio ambiente, por conta da economia com combustíveis, pneus, trajetos melhor definidos, ou seja, menor tempo no trânsito e a consequente emissão de gases poluentes, entre outros pontos.

Agência Om

Banner
Banner
Banner

Site Login