Transporte ferroviário de carga no Brasil

15/09/2016 - Transporte ferroviário de carga no Brasil

O transporte ferroviário de carga no Brasil é o assunto que será debatido, no 8 painel da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, das 15h40 às 17h00, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Participam dos trabalhos, Vicente Abate, presidente da Abifer; Alexandre Porto Mendes de Souza, superintendente da ANTT; José Osvaldo Cruz, Relações Institucionais da VLI; José Roberto Lourenço, gerente Geral de Relações Institucionais da MRS Logística e Renato Casali Pavan, presidente da Pavan Engenharia e Participações.

Na ocasião os palestrantes colocarão em pauta a repactuação das Concessões Ferroviárias; A perspectiva do transporte ferroviário na malha da VLI; As ações da MRS na Baixada Santista, no Vale do Paraíba e o crescimento do transporte de contêineres e o estudos para implantação de uma nova ferrovia no Norte do Pará (considerada uma nova Fepasa).

16-09 – Sexta-Feira

9h00 - 10h20 - Painel 9

Participação privada - como viabilizá-la?

Avaliação técnica sobre os fatos e tendências das atuais PPP metroferroviárias; O empreendimento Linha 6-Laranja do metrô paulistano. Proposta de concessão da Linha 5-Lilás do Metrô-SP.

Coordenador: José Roberto Generoso, secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana; Saulo Krichanã Rodrigues, diretor-geral do ISITEC– Instituto Superior de Inovação e Tecnologia; Thais Rey Grandizoli, assessora da Secretaria de Governo do Estado de SP

Debatedor: Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos

10h40 - 12h00 - Painel 10     

Fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários.

Não podemos nos dar ao direito de não utilizar recursos gerados pelo setor para mitigar os custos de implantação e operação. Este painel trará exemplos

internacionais e abordará a evolução das estações metroferroviárias, hoje transformadas em polos de atração e desenvolvimento, os sistemas metroferroviários como promotores do desenvolvimento e não somente indutores e como capturar o incremento de arrecadação tributária resultante da implantação de novas linhas metroferroviárias.

Coordenadora: Luciene Ferreira Monteiro Machado, superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES; Fernando de Caires, divisão América Latina da UITP, Luiz Antonio Cortez Ferreira, diretor da AEAMESP

14h00 - 16h00 - Painel 11

Recolocar o Brasil nos Trilhos

Diante do quadro da crise nacional, quais são as perspectivas para o setor de Transporte sobre Trilhos? Que medidas encetar desde já para mitigar os efeitos deletérios da crise que já está nos atingindo? A necessidade de remoção dos entraves para implantação de empreendimentos metroferroviários. Atualidade e possibilidade de benefícios ­fiscais em projetos metroferroviários.

Como articular o legislativo e avançar?

Coordenador: Emiliano Stanislau Affonso Neto, Presidente da AEAMESP; José Eduardo S. Castello Branco, subsecretário de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária do Rio de Janeiro; Frederico Bussinger, consultor; José Manuel Ferreira Gonçalves, professor Doutor da UNIP; deputado João Caramez, Assembléia Legislativa de SP

16h20 - 17h00

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni fará a palestra de encerramento da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

17h00 - 17h40

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Confira a programação no http://www.aeamesp.org.br/22semana/programa-preliminar/

Serviço      
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP
 
Digital Assessoria Comunicação Integrada

Banner
Banner
Banner

Site Login