Brasoftware desenvolve projeto inédito para empreendimento de Brasília

13/09/2016 - Brasoftware desenvolve projeto inédito para empreendimento de Brasília
 
Companhia realizou implementação e consultoria baseada em tecnologia BIM para a MKZ Arquitetura e Martins Instalações e otimizou a entrega do projeto em 3D para construtora
 
A Brasoftware, uma das principais provedoras de tecnologia do Brasil, finalizou um projeto em conjunto com a MKZ Arquitetura e a Martins Projetos de Instalações para implementação da tecnologia BIM - Building Information Modeling (Modelagem de Informações de Construção) por meio da solução Autodesk Revit em ambas as companhias. A proposta englobou consultoria para o desenvolvimento de um projeto de empreendimento residencial da Brasal Incorporações, em Brasília (DF).
O principal objetivo foi poder oferecer tanto o projeto de arquitetura quanto o de instalações 100% desenvolvidos na tecnologia BIM. A MKZ já utilizava a tecnologia e teve a ferramenta atualizada, enquanto a Martins utilizou pela primeira vez de maneira efetiva e pôde perceber as vantagens de um dimensionamento diretamente BIM.
“O principal benefício para nós foi poder fazer um projeto em BIM com o nosso próprio perfil. Conseguimos liberar um projeto muito bem detalhado e realizar a compatibilização de forma muito mais rápida. Sempre utilizamos o AutoCAD como prancheta eletrônica e, diante disso, vimos muitos benefícios de migrar para a tecnologia BIM. Uma inclinação que daria problema no futuro, por exemplo, é possível ser resolvida antes. Já fomos enxergando soluções melhores durante o projeto, o que dificilmente teríamos trabalhando em 2D”, destacou Alan Rocha, Gerente de Projetos da Martins Projetos de Instalações.
Para o empreendimento, as empresas contaram com cerca de seis meses de consultoria da Brasoftware para entregar o projeto 100% em BIM, no mês de junho. O BIM permite a construção virtual do edifício, com todas as disciplinas do projeto modeladas tridimensionalmente, centralizando as informações em uma única fonte de dados confiável. Desta forma, uma alteração de um elemento construtivo é atualizada automaticamente nas diversas pranchas do projeto, uma vez que o modelo 3D nada mais é do que o prédio edifício “construído virtualmente”.
Ao fazer o projeto desde o início no BIM, as empresas tiveram um grande ganho de qualidade, pois as soluções puderam ser projetadas e definidas com muito mais critério. Anteriormente, quando o projeto de instalações era feito na plataforma 2D, as construtoras estavam demandando as compatibilizações do projeto executivo em 3D, contratando para tal empresas de modelagem para passar o projeto de instalações do 2D para o 3D e gerar os relatórios de interferências (clashes). Essa etapa vinha trazendo problemas para as construtoras, que agora estão demandando projetos de instalação desde o início no BIM, o que evita erros.  Para a construtora, reduz uma etapa e um foco de problema.
“É muito difícil modelar um projeto de instalação que não tenha sido desenhado por você mesmo. Há alguns detalhes importantes que apenas quem desenvolveu vai saber especificar. Isso estava gerando muitos problemas para as construtoras. Com o projeto sendo feito em BIM, conseguimos dar novos rumos ao seu andamento. Senti uma enorme diferença em termos de chances de melhoramento. Eu não estava consertando um projeto, estava criando um”, completou Alan.
 
Parceria e novos negócios em conjunto
Para a MKZ Arquitetura, outro importante ganho foi poder contar com um novo parceiro 100% alinhado com projetos na mesma tecnologia. As duas empresas já haviam realizado projetos em conjunto anteriormente e vislumbram novos negócios em parceria.
“É muito importante podermos contar com parceiros utilizando a tecnologia BIM, assim como já vínhamos fazendo. Havia diversos conflitos nos projetos e esse trabalho com a Brasal provou o quão importante é termos esse alinhamento. Nosso foco é o de desenvolvermos todos os projetos em BIM, o que só é viável com todos os demais parceiros também projetando em BIM desde o início. Desta forma conseguimos ganhos de qualidade enormes no projeto, pois o mesmo é feito de maneira integrada entre todas as disciplinas, com todos contribuindo para a construção virtual do edifício e antecipando os problemas da obra”, disse Rodrigo Jardim, Gerente de Projetos da MKZ.
Rodrigo Jardim destacou também a importância dos ganhos de qualidade com BIM para todos os envolvidos no projeto. “Nós fazemos o projeto inteiro, incluindo as etapas de executivo e detalhamento. Se não contarmos com parceiros no BIM, perderíamos muitas das vantagens. Ficaríamos somente na arquitetura e, na hora de compatibilizar o projeto, seria preciso voltar ao 2D. O intuito deste projeto piloto era fazer todo o projeto executivo, clashes de compatibilização, detalhamento e a parte de quantitativo de materiais desse prédio, o que só foi possível com os demais parceiros também projetando em BIM”, concluiu Rodrigo.
A Brasoftware, que conta com escritório em Brasília, trabalha em diversas frentes para levar as principais tecnologias do setor aos clientes da região Centro-Oeste.
“Os projetos em BIM nesta região estão um estágio atrás do que em outros locais do país, como no Sudeste. Estamos trazendo um novo conceito e esse projeto inédito para a Brasoftware em Brasília, mostra a importância dessa migração para o BIM e certamente vai embasar o início de outras demandas neste sentido. O setor tem percebido o crescimento da tendência e, hoje, algumas construtoras já adotaram a utilização do BIM a níveis bem avançados. Estamos trabalhando nesse cenário e prestando nossos serviços para atualizarmos os negócios dos nossos clientes e otimizarmos seus resultados”, declarou Tiago Ricotta, Gerente de Projetos da Brasoftware.
   
Sobre a Brasoftware - Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, reconhecimento que nenhuma outra empresa do país havia conquistado até hoje, e em 2015, Melhor Parceiro na América Latina.  Aché, BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, TECBAN, UOL e SENAI são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse:  www.brasoftware.com.br

Sobre a MKZ - Com o objetivo de criar uma empresa de arquitetura com visão profissional, seus diretores, os arquitetos Rogério Markiewicz e Rodrigo Jardim, formaram em 2007 a MKZ Arquitetura. Embasada pelo conhecimento específico de cada região de atuação, aliado aos 30 anos de experiência de seus diretores e a ampla qualificação técnica de seus quase 25 profissionais, a empresa é hoje a maior do mercado imobiliário de Brasília. Atuando em empreendimentos de grande porte no Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa conta mais de 8 milhões de metros quadrados já projetados.
Com foco no mercado imobiliário, a MKZ Arquitetura realiza projetos de arquitetura de diversas tipologias, entre elas edifícios comerciais, hotéis, shopping centers, complexos empresariais e, em especial, condomínios residenciais verticais. Comprometida com todo o processo de projeto, oferece total assessoria desde a aquisição do terreno até a entrega da obra, agindo como parceira na formatação e desenvolvimento de novos negócios imobiliários.
Continuamente comprometida com a qualidade técnica, a empresa procura se adequar às características específicas de cada cliente, sempre respeitando e integrando seus empreendimentos à paisagem das cidades. Pautada pela ética, transparência e integridade de conduta, seja com clientes, seja com a comunidade, a empresa busca incessantemente a excelência, sempre agregando design inovador e tecnologia às soluções propostas.
Sobre a Martins - Atuando no mercado em Brasília há mais de 30 anos, a Martins Projetos de Instalações tem sob sua autoria mais de 1000 projetos entregues e executados por diversas construtoras, tanto residentes nesta capital e também São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Somos parceiros das maiores incorporadoras do mercado atual de Brasília, e temos foco não somente no fornecimento de projetos de instalações como projetos complementares, mas também em auxilio na melhoria das definições de arquitetura e estrutura (trabalhando na solução de instalações desde o estudo preliminar de arquitetura até a conclusão do empreendimento).
Nosso foco na proximidade com os parceiros (arquitetura e estrutura), sempre o diferencial na qualidade de nossos produtos e também na longevidade de nossa empresa.

Sobre a Brasal - Com mais de 50 anos de história, a BRASAL é um dos maiores grupos empresariais da região Centro-Oeste do Brasil, com atuação nos segmentos de incorporação e construção imobiliária, produção e comercialização de bebidas, revenda de veículos e comercialização de combustíveis.
Seu modelo de gestão está organizado no conjunto de diretrizes chamado de Cultura de Realização Brasal, que expressa uma cultura de resultados baseada em relações de confiança e que inspira o empreendedorismo e a vontade de fazer mais e melhor. São valores deste modelo de gestão: respeito às pessoas, confiança, excelência na gestão, constante evolução e cuidado com a marca.
O Grupo nasceu em Brasília e vem expandindo suas atividades para o Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
A BRASAL INCORPORAÇÕES vem entregando desde sua origem empreendimentos diferenciados, com alto padrão de qualidade e serviços personalizados.
 No DF lançará em 2016 o seu décimo oitavo empreendimento, sendo oito deles num dos bairros mais nobres de Brasília, o Noroeste. Em Goiânia (GO) presente desde 2011, construiu e entregou no Jardim Goiás, o Residencial FlamPark, um conjunto de três torres e ampla área de lazer, e recentemente incorporou a seu land bank cinco novas áreas situadas em regiões nobres da cidade voltadas a projetos imobiliários. Em Uberlândia (MG) iniciou com muito sucesso em 2015 com o lançamento na Zona Sul da cidade, o TRIAD, um condomínio de alto padrão com estrutura inédita, que une a praticidade do apartamento e o espaço da casa, com área verde e área de lazer inéditas.
 
S2Publicom

Banner
Banner

 

Site Login