ABB realiza comissionamento inédito de transformador auxiliar na América Latina

08/09/2016 - ABB realiza comissionamento inédito de transformador auxiliar na América Latina

Projeto pioneiro substitui a utilização de grandes equipamentos por um transformador de tensão auxiliar (SSVT) conectado diretamente à alta tensão para levar energia elétrica a regiões remotas

A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, realiza o comissionamento do primeiro transformador de tensão auxiliar (SSVT) do Brasil, instalado na região centro-oeste do País. Em uma ação inédita no mercado nacional, o transformador de tensão auxiliar SSVT foi indicado para substituir transformadores auxiliares de uma subestação de 138 kV. A instalação elétrica está localizada no meio da linha de transmissão, em um local distante de rede elétrica de baixa tensão. Logo, era necessária a alimentação auxiliar para suprir os equipamentos de proteção e controle. Os SSVT foram instalados de maneira rápida e eficaz, sem a necessidade de utilização de transformadores auxiliares e demais equipamentos. Esta solução também proporciona melhor aproveitamento do espaço, pois o SSVT é muito menor que um transformador comum. Observa-se, também, redução de custos de instalação e manutenção, rapidez na montagem e no acesso à rede de baixa tensão.
O time de serviços da ABB no Brasil foi responsável pela implementação desse projeto, com fornecimento dos equipamentos e supervisão de montagem. Isso engloba instalação e montagem do novo produto, testes funcionais e operação e comissionamento, que integra a verificação de proteção e controle de operação, energização e toda a supervisão durante o start-up.
Para Renato Milanese, coordenador de Serviços da área de Alta Tensão da ABB, esse tipo de fornecimento representa um passo à frente para as concessionárias, pois será possível levar energia elétrica para comunidades próximas de linhas de transmissão, mas distantes de redes básicas de baixa tensão. “Com o SSVT é possível levar energia elétrica a regiões mais afastadas com baixo custo, assim como simplificar a alimentação auxiliar de subestações também na mesma situação, mas sem o gasto com transformadores auxiliares”, ressalta.
Desenvolvido com design monofásico, o SSVT pode ser conectado diretamente à rede de alta tensão e fornecer até 333 KVA fase-terra, ou 1 MVA trifásico. É uma solução única, que permite conexão direta e confiável à linha de transmissão de forma prática e econômica. Em subestações elétricas é capaz de fornecer tensão secundária em baixa ou média tensão para cargas de iluminação, tomadas de energia, instrumentação, controle e serviços auxiliares. O SSVT também pode ser instalado para promover energização de cargas rurais remotas e vilarejos afastados da rede de energia elétrica.

Sobre a ABB - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios. A ABB é reconhecida como Empresa Pró-Ética por promover boas práticas corporativas e pelo seu comprometimento com a transparência, integridade, prevenção e o combate à corrupção. Este reconhecimento é iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

llorenteycuenca

Banner
Banner
Banner

Site Login