Segurança de Barragem é destaque em Curitiba

24/08/2016 - Segurança de Barragem é destaque em Curitiba
 
Metodologias de como prevenir acidentes e incidentes e aumentar a segurança neste segmento vem sendo grande destaque no Brasil
 
Aconteceu (23.08), em Curitiba, o seminário ‘Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAE) no Paraná – Interrelações entre Órgãos do Governo e Empreendedores’.
O evento, que teve como objetivo orientar os profissionais das áreas de engenharia e construção, comunidade e órgãos responsáveis, contou com a presença do ex ministro de minas e energia (2002) e PhD em recursos hídricos, Francisco Gomide. “A prevenção é importante em todos os segmentos, em particular nas barragens. Quando acontece um acidente de avião, por exemplo, não se pede para parar de construí-los. O mesmo deve ocorrer com as barragens. Não podemos atrasar as obras de infraestrutura e sim trabalhar em ações preventivas, por isso é tão importante a participação de todas as entidades envolvidas como, defesa civil, prefeituras etc.”, afirmou.
O Brasil tem um importante conjunto de barragens instalado e vive atualmente, de maneira geral, um processo de inspeção e conhecimento da realidade dessas estruturas para aumentar a segurança das populações a jusante das mesmas.
Com a presença de 350 profissionais das principais empresas de engenharia e entidades reguladoras ou ligadas ao tema no Paraná, o seminário foi organizado pelo Núcleo Regional do Paraná do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). “Eventos como esse são para difundir conhecimento e para prevenir que novas tragédias ocorram. Estamos abordando os aspectos legais e técnicos. Apresentando o Plano de Emergência, inclusive para a comunidade. Passamos a entender os fatos para nos recuperar mais rapidamente de possíveis catástrofes, utilizando assim menos recursos e salvando mais vidas”, afirmou o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez.
Entre os palestrantes e debatedores estiveram presentes o engenheiro civil da COPEL, José Marques Filho, a engenheira Adriana Verchai de Lima Lobo da SANEPAR e o diretor de comunicação do CBDB, Ricardo Aguiar Magalhães.
 
Comunicação Intertechne

Banner
Banner
Banner

Site Login