Única empresa brasileira de saneamento a registrar inventário de gases de efeito estufa é do Paraná

18/08/2016 - Única empresa brasileira de saneamento a registrar inventário de gases de efeito estufa é do Paraná
 
Empresa recebeu selos de categoria Prata em eventos de níveis nacional e estadual
 
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a única empresa do setor no Brasil a apresentar resultados de seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) em nível nacional e estadual. Com mais de 7 mil empregados, 170 estações de tratamento de água, 234 estações de tratamento de esgoto e redes de distribuição de água e de coleta de esgoto que superam os 80 mil quilômetros, a Sanepar participa voluntariamente de plataformas de registros públicos de suas emissões, pois ainda não há obrigatoriedade no país.
“Desde 2008, a Sanepar faz seu inventário, na busca constante de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Estamos nos preparando para a exigência legal, enquanto aprimoramos o planejamento de nossas ações, projetos e soluções para mitigar emissões de gases de efeito estufa. Com isso, criamos condições para a economia de baixo carbono no setor de saneamento”, diz o presidente da empresa, Mounir Chaowiche.
A empresa recebeu o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Control, em nível nacional, e o Selo Clima Paraná, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), por seus registros públicos. As certificações foram recebidas em agosto, nos dias 8 e 18, respectivamente, e reconhecem o registro de instituições que não possuem verificação externa. No Brasil, 136 instituições fizeram registro público de emissões de gases de efeito estufa. No Paraná, foram 15.
Durante o evento de certificação estadual (18.08), o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, comentou sobre a importância das ações positivas dos órgãos públicos em relação ao meio ambiente e das atitudes individuais. “Parece que estamos acostumados a olhar o meio ambiente da janela para fora, pensando que os outros é que devem agir.
Mas, precisamos cuidar da nossa casa, assumindo nossas responsabilidades individuais e coletivas. Essa certificação da SEMA é uma política de incentivo positiva e necessária para ações afirmativas em relação à questão ambiental”, disse.
O IGEE da Sanepar levou em consideração as emissões de gases de efeito estufa, diretas e indiretas, em todos os sistemas da Companhia em 2015. Foi elaborado com base em metodologia reconhecida internacionalmente e a partir da experiência da elaboração dos inventários anteriores. O documento aponta que a empresa emitiu diretamente cerca de 860.000 mil toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2eq), sendo que a principal fonte de emissão direta de gases de efeito estufa na Sanepar são as estações de tratamento de esgoto.
“Uma das contribuições do IGEE é o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade. O conhecimento das fontes de emissão de gases e de quanto cada uma emite, é o começo para um trabalho de gestão de gases de efeito estufa. Nossa preocupação é reduzir essas emissões, estabelecendo ações de redução ou neutralização, conforme a política ambiental da empresa”, disse Glauco Requião.
Ele explica que, dentre as ações atualmente implantadas para redução de emissões de gases de efeito estufa na Sanepar, estão a instalação de queimadores nos reatores anaeróbios das estações de tratamento de esgoto, a substituição do uso de gasolina por etanol em parte dos veículos da frota e projetos de pesquisa e desenvolvimento, como o do aproveitamento energético do biogás.
O IGEE da Sanepar está no site da empresa ( www.sanepar.com.br ), na aba Sustentabilidade. E também pode ser acompanhado pelo link: registropublicodeemissoes.com.br
 
Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná
USCS - Unidade de Serviço de Comunicação Social

Banner
Banner
Banner

Site Login