Construir e preservar pontes e viadutos

18/08/2016 - Construir e preservar pontes e viadutos
 
O Brasil é um país de dimensões continentais que possui pontes e monumentos que impressionam em porte e extensão. A Rio Niterói é um exemplo de segurança e funcionalidade. Construída em 1974, ela se estende por 13.290 metros e chega a 72 metros de altura. Há também a moderna Ponte JK, que liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília; a atemporal Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis; a Ponte Octavio Frias de Oliveira, ou Estaiada, na capital paulista; e a igualmente imponente ponte Rio Negro, em Manaus.
Da mesma forma, obras como o Rodoanel, em São Paulo e elevados, como o das Bandeiras (do Joá), são indispensáveis na mobilidade de milhões de brasileiros. Todas estas obras precisam estar em dia com a manutenção preventiva, pois, ao mesmo tempo em que facilitam a vida das pessoas, se não forem constantemente revisadas, podem virar verdadeiros algozes.
Infelizmente, acidentes como a queda do viaduto em Belo Horizonte (MG), em julho de 2014, e mais recentemente, um choque entre ônibus que danificaram permanentemente o Viaduto Santo Amaro (SP), ocorreram. De acordo com Marina Mendonça Vieira Silva, gerente de produto da MC, cada caso é um caso, mas contar com materiais de qualidade na construção e reparo periódico destas obras é essencial para conter e reduzir novos acidentes.
“No Rodoanel, utilizamos, recentemente, nosso sistema de recuperação de estruturas para recomposição do concreto onde continha manifestações patológicas. Já no caso do Elevado das Bandeiras (Elevado do Joá), aplicamos o sistema de recuperação com a linha Zentrifix da MC para recomposição do concreto, para que pudesse receber o sistema de reforço com fibra de carbono”, explica Marina.
A MC, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, com mais de 50 anos no mercado mundial de químicos para construção, investe constantemente no desenvolvimento de produtos para a recuperação de pontes (Sistema Zentrifix CR e Sistema Nafutekt) e a proteção estrutural de pontes (Emcephob Nanoperm).
 
Sobre a MC - A MC é um dos principais fabricantes de produtos químicos e tecnologias para a construção do mundo. Com mais de 50 anos de atuação a multinacional alemã conta com mais de 2.000 funcionários em mais de 30 países. A MC pesquisa, desenvolve e produz soluções especiais, para construção de novos projetos, para proteção, recuperação e acabamento de estruturas. Atualmente está presente nas principais obras de infraestrutura do mundo e neste ano inicia sua atuação também no mercado residencial com soluções para o consumidor final.
 
A4&Holofote Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login