Idec lança site sobre mobilidade urbana

20/07/2016 - Idec lança site sobre mobilidade urbana
 
A plataforma MoveCidade tem o objetivo de informar e ampliar o engajamento da população no tema
 
No dia - 21.07 - em que comemora 29 anos, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança o site MoveCidade, fruto de uma parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED - Laboratório de Experimentação Digital.
Povoado por conteúdo multimídia em formatos variados, o site aborda de maneira visual e simples os principais conceitos de mobilidade urbana, trazendo animações, histórias em quadrinhos e infográficos. O objetivo é aproximar o cidadão do tema e facilitar o engajamento da população.
“O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocar pelos centros urbanos e efetivar direitos garantidos na Constituição, como saúde, educação, lazer e cultura. O Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, determina que transporte público deve ser um serviço de qualidade, oferecido de maneira a garantir a saúde e a segurança do consumidor”, afirma Teresa Liporace, assessora de projetos do Idec.
Segundo uma pesquisa do Idec em parceria com o DataPopular, publicada em março, o transporte público é um dos setores que mais causam dor de cabeça ao consumidor. Porém, de acordo com o levantamento, as pessoas reclamam muito para parentes e amigos e pouco nos canais oficiais.
Para ajudar a combater o cenário de descontentamento difuso e facilitar o acesso às páginas públicas de queixas e reclamações, muitas das quais podem ser difíceis de encontrar, o site MoveCidade traz também uma página com os links diretos para os serviços oficiais de atendimento relacionados à mobilidade nas capitais do Brasil.
“Os usuários dos sistemas estão na melhor posição para saber quais melhorias são necessárias. É fundamental que essas pessoas registrem suas opiniões nos órgãos responsáveis, ou mesmo participem ativamente cobrando, para que isso resulte em mais qualidade e investimentos”, diz Rafael Calabria, pesquisador de mobilidade urbana do Idec.

Plataforma ampla
O site MoveCidade faz parte de um conjunto de inciativas voltadas para uma atuação mais permanente do Idec na questão da mobilidade urbana. A plataforma contempla outras ações, como o lançamento em setembro, mês da mobilidade, de um aplicativo gratuito voltado para a avaliação independente de linhas de ônibus, metrô, trens e bicicleta.
 
Sobre o Idec - O Idec é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de pessoas físicas. Membro da Consumers International e integrante do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Comunicação Idec

Banner
Banner
Banner

Site Login