Prefeitura Municipal de Cuiabá amplia 50% a aprovação de projetos de construção com ferramenta digital

20/07/2016 - Prefeitura Municipal de Cuiabá amplia 50% a aprovação de projetos de construção com ferramenta digital
 
Fornecida pelo Construtivo, tecnologia de colaboração em nuvem realiza todo o trâmite de aprovação de projetos através da inserção de documentos e troca de informações em tempo real
 
Preocupada em oferecer uma interface transparente na aprovação de projetos de engenharia, desburocratizando a máquina, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, adotou o Colaborativo, uma tecnologia de colaboração em nuvem para realizar a gestão de todos os trâmites internos de aprovação e comunicação dos processos de construção com os munícipes e interessados. Após um ano de uso da solução, a Prefeitura já registra o aumento de 50% na aprovação dos projetos.
Fornecida pelo Construtivo, companhia especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia, a ferramenta informatizou todo o processo de troca de informações entre os autores dos projetos e a Prefeitura. Antes, esse processo era iniciado com a impressão das plantas e envio das vias físicas à prefeitura. Hoje, tudo é feito digitalmente.
“O responsável pelo empreendimento acessa o Colaborativo através do site da Prefeitura e protocola a sua solicitação de aprovação de empreendimento juntamente com o carregamento do projeto e das informações complementares necessárias em formato digital. Para cada tipo de empreendimento há um check list de documentos necessários”, explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Alan Resende Porto.
Com os dados cadastrados, através da tecnologia de workflow, o sistema distribui automaticamente as atividades aos fiscais, analistas e coordenadores até a liberação e assinatura do alvará. Com esta mesma tecnologia, a Prefeitura Municipal de Cuiabá pode registrar os requisitos não atendidos, guias de pagamento e devolver o processo ao interessado através dos recursos de colaboração existentes no sistema.
Além de ser o canal direto de comunicação entre os envolvidos, a ferramenta permite à Prefeitura controlar em tempo real os processos internos, como por exemplo, quantos documentos foram analisados pelos técnicos, quanto será gerado  de ISS (Imposto sobre Serviço) e a previsão das obras, entre outros. “É mais do que uma ferramenta de aprovação digital, conseguimos ter uma gestão completa, transparente e segura”, completa o secretário.
Hoje, a Prefeitura de Cuiabá conta com dez analistas que realizam o processo de aprovação digital. “Como o sistema é on-line, conseguimos ter total visibilidade no tempo de aprovação dos projetos de cada analista, o que traz uma maior eficiência na fiscalização das atividades e, consequentemente, um menor tempo de análise. Considerando que 12% do custo total de um projeto reside na burocracia do processo de aprovação, podemos considerar que hoje é possível reduzir ou eliminar este percentual”, explica Porto.
Para garantir a continuidade do uso do sistema, independente da troca de gestão, os servidores da secretaria receberam treinamentos nesta nova tecnologia e hoje nenhum projeto pode ser realizado de forma manual. “Logo após os treinamentos, entramos na fase de maturação e hoje conseguimos consolidar o uso da solução. A aceitação vai além dos servidores. Muitas prefeituras vêm nos procurar como referência no processo de aprovação digital para replicar o modelo em suas cidades”, comemora Porto.
De acordo com o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, a organização das aprovações num local seguro, a nuvem, permite a disponibilização das informações em tempo real, garantindo total controle dos processos, agilidade das validações e consultas a históricos. “Através de um workflow, que permite a inserção das exigências que não estão sendo atendidas pelas especificações técnicas, temos uma ferramenta de troca de informações entre o interessado e a Prefeitura, o que melhora a comunicação entre os envolvidos e confere maior credibilidade ao órgão público, além, de claro, agilizar todo o trâmite de aprovações”, explica o executivo.
Se por um lado a ferramenta solucionou um problema histórico de aprovação e gestão de empreendimentos pela Prefeitura, por outro, a cidade de Cuiabá também terá ganhos em relação ao seu crescimento, impactando diretamente na geração de empregos  e renda. “O próximo passo do uso da ferramenta, que é totalmente flexível, será unir esforços com outras secretárias e órgãos para gerar novos índices, como o crescimento de empreendimentos em determinada região da cidade”, finaliza o secretário.

Sobre o Construtivo.com - O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004  e se tornou uma empresa nacional. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III. As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM. Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, CPFL, CEEE, ABB, Planservi, Vetec, Plaenge, Cyrela Sul, Direcional, Makro, EBEI, UHE Belo Monte, Norte Energia, Rumo, JHE, SGS Enger e Raízen, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.

IMAGE Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login