Espaços internos terão atestado de sustentabilidade AQUA-HQE Projetos de Interiores

29/06/2016 - Espaços internos terão atestado de sustentabilidade AQUA-HQE Projetos de Interiores

O Cerway, organismo internacional que coordena as ações globais do HQE- Haute Qualité Environmentale, em parceria com a Fundação Vanzolini, e entidades francesas do setor, está desenvolvendo o primeiro modelo de avaliação da Alta Qualidade Ambiental dos espaços internos de edificações, o AQUA-HQE Projetos de Interiores.
O objetivo do selo é referendar soluções ambientais nos campos da arquitetura, design, decoração e tecnologia destinadas a escritórios, residências, salas de aula, lojas de varejo, halls e áreas internas de hotéis, centros de exposição, museus e grandes espaços comuns, entre outras.
O processo de avaliação vai considerar aspectos da relação do espaço com o entorno, adaptabilidade e escolha integrada de produtos e ciclo de vida dos materiais, entre eles durabilidade, conservação, manutenção e potencial de reciclagem; mobiliário e equipamentos; sistemas e processos construtivos; gestão de energia e resíduos de uso e operação; manutenção; conforto higrotérmico, visual, acústico e olfativo; e qualidade sanitária dos ambientes e do ar.
Além disso, a concepção, disposição e organização de layouts que privilegiem o acesso a equipamentos de higiene e alimentação, além de acessibilidade plena aos portadores de necessidades especiais é outra característica fundamental do AQUA-HQE Projetos de Interiores.
O empreendedor que aderir ao modelo terá que pensar, desde as fases iniciais do projeto, no entorno do espaço durante obra ou reforma, no uso e na desconstrução. Ainda, terá que aplicar o controle do canteiro de obras, com gestão de resíduos sólidos, de energia e água, onde todo o processo visa garantir a formalidade da cadeia produtiva.
O processo vai avaliar, como na certificação AQUA-HQE para edificações, as fases de pré-projeto, projeto e execução, com base em 14 objetivos de desempenho, que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente.

Projeto Piloto
O primeiro case, que recebeu o atestado piloto AQUA-HQE Projetos de Interiores, emitido pela Fundação Vanzolini e pelo Cerway no Brasil, foi o espaço “Mundo dos Sonhos”, da arquiteta Mariana Crego.  Ela assinou o estande da rede de lojas especializada na venda de produtos de cama, mesa e banho, Mundo do Enxoval, instalado na mostra Casa COR 2016, em São Paulo.
De acordo com Crego, “a estética, a funcionalidade e as questões ambientais precisam caminhar juntas na concepção dos espaços”. Segundo ela, a conquista do Atestado Piloto HQE legitima um trabalho que teve origem de uma experiência em escritório em Chicago, onde os arquitetos tinham grande preocupação com eficiência energética. “Hoje, ser avaliada e obter o reconhecimento de entidades que são referencias no mundo em sustentabilidade, me dá a certeza de que o trabalho está na direção certa”.
A empresa de consultoria ambiental foi a Inovatech Engenharia, que acompanhou a montagem do espaço desde o início. Entre os itens avaliados, estão a procedência da madeira do mobiliário com selo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal); a análise quanto à emissão de ruídos; às fontes de odor; à orientação solar para verificar tratamentos térmicos e possibilidade de ofuscamento; e a garantia de ambiente saudável em termos de qualidade do ar.
Trata-se do terceiro espaço interno no mundo a passar pelo processo de avaliação - os dois primeiros foram na França. Por se tratar de processo piloto, a avaliação ajudou a Fundação Vanzolini a elaborar e adaptar a norma ao Brasil, ao considerar os itens aplicáveis e as especificidades regionais.
As soluções de sustentabilidade que credenciaram o projeto da rede Mundo do Enxoval a receber o Atestado Piloto foram:
·      Placas fotovoltaicas para energia solar, que cobrem parte do consumo de energia para iluminação;
·      Uso de lâmpadas de LED;
·      Aparelhos de ar condicionado, do tipo Inverter;
·      Revestimento interno modular e encaixável, que não gerará resíduos na desconstrução;
·      Instalação de medidor de energia individual.

Ateliê de Textos

Banner
Banner
Banner

Site Login