Startups buscam soluções por meio da inovação aplicada no cotidiano

28/06/2016 - Startups buscam soluções por meio da inovação aplicada no cotidiano

Pequenas empresas recebem reconhecimento em prêmio nacional por projetos com impacto social

Soluções inovadoras para problemas cotidianos. Esse é o berço de muitas startups que começam a receber projeção nacional de seus projetos com resultados tangíveis e que causam grande impacto mesmo durante período de crise.

Fundada em 2010 e com 20 funcionários, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), de Curitiba/PR, desenvolveu uma metodologia única que alia a gestão de instituições filantrópicas com foco na pessoa com deficiência a programas de voluntariado corporativo. De maneira sustentável, a metodologia ASID gera benefícios para todos os envolvidos: as instituições filantrópicas, que podem oferecer melhor qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas para a comunidade; as empresas que aliam uma ação de responsabilidade social com programas de voluntariado nas instituições beneficiadas; e a própria ASID, que é sustentável e pode gerar cada vez mais impacto social.

O Instituto Hands Free, de Recife/PE, tem como principal produto uma plataforma integrada que proporciona ao deficiente físico motor, principalmente ao tetraplégico, a possibilidade de ter controle sobre o ambiente em que vive fazendo movimentos com a cabeça. O equipamento oferece a inclusão social, digital e profissional da pessoa, além de elevar a autoestima e melhorar consideravelmente o relacionamento familiar.

A Moradigna, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, é uma empresa com projetos de impacto social que realiza reformas residenciais para pessoas que vivem em condições insalubres. Entre os serviços prestados está a Reforma Express, que são intervenções de baixa complexidade; foco em prevenção e combate a insalubridades residenciais (umidade, mofo, falta de iluminação e de ventilação, falta e/ou revestimento inadequado etc). A reforma é realizada em forma de “combo”, incluindo material de construção, mão de obra capacitada, projeto e gestão da obra, cujo tempo de execução é, em média, de quatro dias.

Essas três empresas têm em comum a inovação aplicada no cotidiano como plataforma de suas operações, um conceito tão atual que tem sido promovido e premiado por organizações privadas.

As iniciativas dessas três empresas foram reconhecidas recentemente pelo Prêmio ‘O Melhor da Inovação’ que fomenta a discussão do tema sob a ótica do dia a dia e incentiva a transformação econômica e social dessas empresas.

Para Celso Braga, um dos idealizadores do Prêmio, a qualquer momento pode surgir uma inovação aplicada no cotidiano. “Para isso, as pessoas precisam ser motivadas a exercitar essa capacidade, explorar todas as possibilidades e compartilhar com seus gestores esses insights", diz. O Prêmio é promovido pelo Comitê de Referência em Inovação Aplicada (CRIA), formado por três empresas inovadoras e preocupadas com impacto social: o Grupo Bridge, voltado à transformação cultural nas organizações; a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos de Inspeção (Abendi) e a Gestiona.

A segunda edição de ‘O Melhor da Inovação’ será realizado no primeiro semestre de 2017 com o tema "Atitude colaborativa no ambiente empresarial de maneira eficiente e produtiva".

Sobre a Inovação aplicada no cotidiano - A inovação aplicada no cotidiano refere-se ao uso da teoria e análise dos elementos de inovação. Celso Braga, um dos idealizadores do Prêmio, explica que elementos são ideias e ações que geram resultados para o negócio no dia a dia em busca da maior competitividade. “A qualquer momento pode surgir uma inovação aplicada no cotidiano. Para isso, as pessoas precisam ser motivadas a exercitar essa capacidade, explorar todas as possibilidades e compartilhar com seus gestores esses insights. Por isso criamos o Prêmio”, complementa.

Sobre o prêmio O Melhor da Inovação - “O Melhor da Inovação” é um prêmio de iniciativa do CRIA (Comitê de Referência em Inovação Aplicada), formado pelo Grupo Bridge, Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos de Inspeção (Abendi) e pela Gestiona, para fomentar a discussão da inovação sob a ótica do cotidiano e reconhecer os profissionais que conseguiram colocar em prática de maneira eficiente uma inovação aplicada no cotidiano.

WR Press Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login