Conector elétrico da KRJ obtém patente junto ao INPI

11/02/2016 - Conector elétrico da KRJ obtém patente junto ao INPI
 
O modelo KATRO permite ligação de consumidores residenciais ou comerciais, em sistemas elétricos de distribuição de energia em baixa tensão, onde são utilizados cabos multiplexados isolados
 
A KRJ, tradicional empresa brasileira que atua na área de conectores elétricos, obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a Carta Patente n° PI 0404464-9, referente à invenção do conector elétrico perfurante com saídas para consumidores em baixa tensão, denominado KATRO.
De acordo com Roberto Karam, diretor comercial da KRJ, os conectores modelo KATRO foram desenvolvidos com o objetivo de permitirem a ligação de consumidores residenciais ou comerciais, em sistemas elétricos de distribuição de energia em baixa tensão, onde são utilizados  cabos multiplexados isolados. Segundo Karam, o conjunto estrutural do conector permite excelente dissipação térmica em regime crítico de carga, associada a uma estável conexão elétrica ao longo da vida do conector.
Entre os avanços técnicos do novo conector criado pela KRJ, o texto da carta patente do INPI ressalta “a modificação importante no conceito tradicional, aumentando em muito a confiabilidade da conexão, ao introduzir caminhos alternativos para a passagem da corrente elétrica entre o condutor elétrico tronco e o condutor elétrico de derivação, reduzindo os riscos de aquecimento indevido da conexão por falta de massa elétrica ou alta resistência elétrica no ponto conectado”.
Em seguida, a carta patente destaca que, utilizando também o conceito de perfuração do isolante, a invenção exime o usuário de gastar tempo na retirada da cobertura isolante do condutor elétrico tronco. Além disso, o conceito definido pela invenção, para os condutores de derivação, permite grande benefício ao usuário em termos de tempo e facilidade de conexão, pois são, no caso de conectar com mais de uma saída, introduzidos facilmente pela parte frontal do conector, em plano perpendicular ao plano frontal do mesmo.
O conector KATRO é constituído por dois corpos poliméricos, denominados base e tampa, um barramento em liga de cobre estanhado, com dentes perfurantes, um conjunto de quatro êmbolos formados por hastes e molas helicoidais retificadas de compressão, um prensa-cabo, um conjunto de fixação, composto de parafuso, cabeça fusível de torque controlado e arruela, borracha de vedação da perfuração do cabo e contatos elétricos, anel de vedação da base da tampa, e tampão do furo com rosca para estribo de aterramento como item opcional.
Aplicados sobre o condutor principal da rede através de uma chave de catraca e soquete comerciais, ou através do soquete do ALIKATRO, os conectores KATRO garantem a efetividade da conexão pela quebra de uma cabeça-fusível com torque definido, que fica fixada ao parafuso de conexão.
O diretor comercial da KRJ destaca que os conectores apresentam vantagens ergonômicas e técnicas para o usuário, possuindo quatro saídas por fase para derivações de ramais de ligação (à consumidores residenciais , comerciais  ou  I.P.) com tração mecânica mínima..” Com derivações trabalhando com conceito mola nas conexões individuais, os conectores KATRO são extremamente confiáveis em termos de estabilidade da temperatura e resistência elétrica ao longo do tempo em que se encontrem ligados a Rede Elétrica”, afirma Karam.
Opcionalmente, os conectores KATRO poderão trazer uma quinta saída para ligação de estribo, com a finalidade de realização de aterramento de proteção em trabalhos de manutenção da rede. Este estribo é rosqueado na base do conector, e é facilmente retirado após a conclusão dos trabalhos de manutenção.
 
Vervi Assessoria de Imprensa

Banner
Banner
Banner

Site Login