Saint-Gobain anuncia vencedores do Concurso NOVA de Inovação 2015

24/11/2015 - Saint-Gobain anuncia vencedores do Concurso NOVA de Inovação 2015
 
Foram premiadas três startups que apresentaram soluções inovadoras nas áreas da construção civil, eficiência energética, tecnologias limpas e materiais inovadores
 
A Saint-Gobain, líder mundial no mercado do habitat sustentável, anunciou os vencedores do Concurso NOVA de Inovação 2015, durante a Greenbuild International Conference & Expo, realizada em Washington DC, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de novembro de 2015. O concurso, organizado pela NOVA External Venturing, tem o objetivo de reconhecer as mais inovadoras startups mundiais da construção civil, meio ambiente, desenvolvedoras de materiais avançados, de eficiência energética e de sustentabilidade.
Para a grande final do Concurso, oito finalistas foram selecionadas dentre um número recorde de 270 inscritos provenientes de 37 países. Os participantes apresentaram suas propostas inovadoras para um júri composto por doze executivos do Grupo Saint-Gobain representando suas diferentes atividades, estratégia empresarial, marketing e pesquisa e desenvolvimento. O resultado final foi apresentado por John Crowe, vice-presidente sênior da Saint-Gobain, Delegado-Geral para a América do Norte e Presidente e CEO da CertainTeed Corporation; e Didier Roux, vice-presidente de P&D e Inovação da Saint-Gobain. “Por 350 anos, a Saint-Gobain tem crescido por meio da inovação, recuando as fronteiras e inventando novas soluções para transformar o mundo em que vivemos. Hoje, a Saint-Gobain é uma das 100 melhores empresas inovadoras do mundo. Neste ano de aniversário, com o Concurso NOVA, estamos focados no futuro e destacamos essas promissoras startups.", afirmou Roux.
As grandes vencedoras do Concurso NOVA de Inovação 2015 foram as startups americanas 10x Technology e Ecovative Design, que empataram no primeiro lugar. Cada uma recebeu 37,5 mil dólares em dinheiro. O terceiro prêmio, de 15 mil dólares, foi concedido também para a americana US Bionics.
A 10x Technology, desenvolveu uma plataforma de produção que transforma materiais básicos em produtos microestruturados e nanoestruturados que possuem alto valor agregado e são utilizados pelas indústrias de energia, médica, eletrônica, de transporte, defesa e habitat. “Vencer este prêmio nos dá a exposição que precisamos para fazer da 10x Tecnology uma organização global que vai continuar a melhorar a maneira como vivemos”, declarou Robert Pricone, CEO da companhia.
Já a Ecovative Design propôs a criação de materiais biocompostos inovadores a partir de produtos derivados da agricultura e de micélio do fungo, um tecido filamentoso que age como um material adesivo. Concebida a partir de um processo ecologicamente correto, que não utiliza petróleo ou resinas tóxicas, a gama de soluções Ecovative inclui espumas e produtos rígidos que compõem embalagens de proteção, mobiliário e isolação. “Com o reconhecimento da Saint-Gobain e graças a este prêmio, seremos capazes de levar a nossa tecnologia adiante e apresentá-la a um mercado que exige uma mudança de escala", apontou Gavin McIntyre, cofundador e Cientista Chefe da Ecovative Design.
Por fim, a US Bionics desenvolve exoesqueletos robóticos para os mercados industrial e médico. Na indústria, esses exoesqueletos ajudam os funcionários a executar tarefas físicas repetitivas e reduzir a tensão muscular vivenciada pelos usuários. A companhia propôs exoesqueletos com custo baixo, ergonômicos, altamente avançados e que são capazes de resistir a ambientes agressivos. “Temos o conhecimento para orientar e ajudar os funcionários a aumentar a produtividade e reduzir o risco de lesões. Acreditamos que nossos dispositivos possam mudar as formas de se trabalhar”, afirmou Homayoon Kazerooni, cofundador e CEO da US Bionics.
Na edição de 2015, a novidade foi o prêmio adicional da “Comunidade Saint-Gobain”, no valor de 10 mil dólares, dado a startup que conquistou a maioria dos votos dos colaboradores da Saint-Gobain em todo o mundo. Este prêmio também foi concedido à US Bionics.
Além desses prêmios, todos os participantes do Concurso NOVA de Inovação, terão a oportunidade de estabelecer potenciais parcerias com empresas do grupo Saint-Gobain, como parte dos acordos de desenvolvimento conjunto, licenciamento ou de colaboração.
Rick Fedrizzi, CEO e fundador presidente do US Green Building Council e CEO da Green Business Certification, Inc, que participou do processo de seleção dos vencedores, comentou que o Concurso NOVA de Inovação da Saint-Gobain é o exemplo perfeito de como a sustentabilidade é utilizada como uma plataforma de inovação.
 
Sobre o Grupo Saint-Gobain - Em 2015, a Saint-Gobain está comemorando seu 350º aniversário com 350 razões para acreditar no futuro. Apoiada por sua experiência e sua capacidade de inovar continuamente, a Saint-Gobain, líder mundial no mercado de habitat, projeta, fabrica e distribui materiais de construção de alta performance, fornecendo soluções inovadoras para enfrentar os desafios de crescimento, eficiência energética e proteção ambiental. Com vendas de 41 bilhões de euros em 2014, a Saint-Gobain opera em 66 países e tem cerca de 170 mil funcionários.
No Brasil há 78 anos, estão entre suas principais marcas Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Quartzolit, Sekurit e Telhanorte. O Grupo possui cerca de 17 mil funcionários diretos e indiretos no País e vendas anuais de R$ 9,8 bilhões em 2014, 53 fábricas, 39 centros de distribuição, 11 mineradoras, 39 lojas e 23 escritórios comerciais.
Para mais informações sobre a Saint-Gobain, visite www.saint-gobain.com.br ou o Twitter @saintgobain.
Sobre a NOVA External Venturing - A NOVA External Venturing é a equipe da Saint-Gobain responsável por identificar e avaliar a criação de empresas, com o objetivo de fazer parcerias mutuamente benéficas e de longo prazo com as atividades do Grupo. Elas combinam recursos de P&D, marketing e fabricação da Saint-Gobain com as ideias mais recentes em construção e materiais de alta performance. Desde que a NOVA foi criada, em 2006, mais de 2.700 startups foram selecionadas e mais de 65 parcerias foram firmadas. Essas parcerias podem assumir várias formas: codesenvolvimento, licenciamento, acordos de fabricação ou comerciais, investimentos e joint-ventures. Para obter mais informações sobre a equipe NOVA External Venturing da Saint-Gobain, acesse: www.nova-saint-gobain.com.

Ketchum Assessoria de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login